O que fazer em Alto Caparaó: destino com lugares incríveis, muita natureza e aventura
Você é louco por cachoeiras, trilhas e atividades ao ar livre? Então Alto Caparaó é o destino ideal para as suas próximas férias. O município mineiro está bem pertinho da divisa com o Espírito Santo. Quer saber mais? Venha com a 123Milhas descobrir o que fazer em Alto Caparaó: destino com lugares incríveis, muita natureza e aventura.
É no Parque Nacional do Caparaó que fica o Pico da Bandeira, a Cachoeira Bonita e outros pontos famosos no ecoturismo.
Parque Nacional do Caparaó
O Parque Nacional do Caparaó tem 30,8 mil hectares. É uma área preservada da Mata Atlântica e cheia de campos das altitudes. O território do parque é dividido por Minas Gerais e Espírito Santo e tem duas entradas. A portaria mineira fica em Alto Caparaó. A capixaba, em Pedra Menina.
O acesso ao parque é gratuito, mas é preciso fazer reserva. É que o número diário de visitantes é limitado. O formulário de visitação está disponível aqui.
As visitas começam às 7h nos dias da semana, exceto às quartas. É melhor chegar cedo para conseguir aproveitar bastante, pois o parque fecha às 17h.
Vistas imperdíveis em Alto Caparaó
Pico da Bandeira
O Pico da Bandeira tem o seu lugar: é o terceiro mais alto do Brasil com 2,86 mil metros. A vista de tirar o fôlego faz compensar muito o esforço até chegar ao topo. O trajeto tem 6,3 km e 900 metros de desnível. Então é melhor se preparar para uma boa caminhada.
A trilha não é recomendada para pessoas sedentárias nem com mobilidade reduzida. Se você não tiver o hábito de fazer longas caminhadas, convém evitar fazer essa subida.
E leve um bom agasalho. A temperatura é bem mais baixa lá no topo. E a sensação térmica, mais gelada ainda. Pode ficar até abaixo de zero durante o inverno! Roupas confortáveis, sapatos apropriados, lanches e garrafinha de água também são importantes.
Pico do Cristal
Outra opção de trilha é até o Pico do Cristal. O mirante tem 2,76 mil metros. O trajeto é menos sinalizado do que o da Bandeira. Então é preciso atenção porque algumas pessoas podem se perder no caminho. O ideal é ir com um guia ou acompanhar alguém com experiência na rota.
Cachoeiras imperdíveis em Alto Caparaó
Cachoeira Bonita
Parada obrigatória no Parque Nacional do Caparaó, a beleza da Cachoeira Bonita confirma o próprio nome. A queda de 80 metros e a água cristalina ganham destaque no visual e criam uma atmosfera. Dá pra lavar a alma.
A cachoeira faz parte do rio José Preto. Esse curso d’água é um marco natural da divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo. A trilha até o local tem apenas 300 metros e é bem tranquila. O caminho tem até um corrimão para facilitar ainda mais o acesso.
Cachoeira do Aurélio
A Cachoeira do Aurélio fica mais próxima da portaria capixaba, mas compensa incluir na rota. A sequência de quedas formam poços d’água que devem inspirar muitos pintores de quadros de parede. Esses grandes atrativos garantem banhos de cachoeira tranquilos e deliciosos.
A trilha de acesso tem um quilômetro e é toda sinalizada. O caminho é tranquilo e fácil de ser percorrido.
Conheça também
Cachoeira das Andorinhas
Uma opção de ecoturismo na região é o Parque Cachoeira das Andorinhas. Também fica na divisa com o Espírito Santo. A reserva faz parte de Alto Jequitibá (MG) e Iúna (ES).
Além da cachoeira, o complexo tem trilhas, parquinho e até animais. São bois, porcos, pavões, jabutis e espécies silvestres que habitam as matas. É uma ótima oportunidade para conhecer a fauna e a flora da Mata Atlântica e interagir com a natureza. A entrada custa R$ 15 por pessoa.
O parque abre de quarta a domingo e nos feriados, das 9h às 17h.
Ver essa foto no Instagram
A Cachoeira das Andorinhas é outra opção de ecoturismo.
Cachoeira Pedra Roxa
Para quem quer aproveitar a viagem e conhecer mais lugares, a Cachoeira Pedra Roxa é um excelente ponto para incluir no roteiro. Fica na cidade de Ibitirama (ES), a cerca de 50 km do Parque Nacional do Caparaó.
As águas calmas e cristalinas atraem os visitantes para mergulhos. A mata ao redor complementa o visual paradisíaco. A vontade é de nunca ir embora! Sem dúvida, é uma das cachoeiras mais bonitas do território capixaba!
Ficou com vontade de viajar? Aproveite para planejar melhor seu roteiro e descobrir onde comer em Alto Caparaó.