Lugares para conhecer

O que fazer em Londrina (PR): pontos turísticos e passeios

3 de maio de 2022

Conhecida como “pequena Londres”, Londrina é considerada a segunda cidade mais populosa do Paraná, na região Sul do país. O turismo histórico-cultural e o ecoturismo integram a vasta opção do guia sobre o que fazer em Londrina: pontos turísticos e passeios. O Conexão123 separou dicas para você montar seu roteiro de viagem pelo município paranaense. Vamos viajar?

Você vai ler sobre

Principais atrações em Londrina

Em 1929, o local, hoje conhecido como Londrina, tornou-se sede do primeiro posto do projeto inglês para o desenvolvimento na região norte do estado. O Dr. João Domingues Sampaio, um dos diretores da Companhia de Terras Norte do Paraná, quis homenagear a capital da Inglaterra e nomeou a cidade como Londrina, uma “pequena Londres”. 

Essa é uma parte da história da cidade que atrai turistas de todas as regiões do Brasil. Antes de aprofundarmos nas atrações turísticas do município paranaense, aproveite para saber mais sobre o turismo em Londrina: guia de viagem

A colonização inglesa teve grande influência cultural e nos aspectos turísticos da cidade. Por isso, existem muitos lugares para conhecer em Londrina e estar por dentro da história local. Aliás, outros povos também colaboraram com o processo de desenvolvimento da cidade. 

As oportunidades do turismo na região integram monumentos, museus, parques, a rota do café e muito mais. O Conexão123 traz para você os pontos turísticos de Londrina para tornar sua viagem especial e inesquecível. 

O que fazer em Londrina: pontos turísticos

Localizada no norte do Paraná, o município está a cerca de 380 km de distância da capital do estado, Curitiba. A maior cidade do interior paranaense reserva atrativos turísticos para todos os gostos. Seja em família, a sós ou a dois, a viagem à “pequena Londres” vai surpreender pela diversidade de locais para o turismo. 

Aos visitantes que gostam de incluir no roteiro pontos turísticos naturais, o Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon fica na região central da cidade. O lugar é constituído por duas quadras com espécies remanescentes da cobertura vegetal primitiva. Os viajantes contam com playground, banheiros, bancos, aparelhos para exercício físico e pista de cooper. 

Outra opção bastante procurada, e uma das mais importantes da cidade, é o Lago Igapó. Prática esportiva, piqueniques, eventos culturais e encontros em qualquer período do dia integram os objetivos dos visitantes no local. Além disso, é possível guardar registros belíssimos da sua viagem por Londrina. 

Listamos mais algumas alternativas de passeios ao ar livre para você explorar: 

  • Parque Municipal Arthur Thomas
  • Parque Estadual Mata dos Godoy
  • Reserva Indígena do Apucaraninha e Salto do Apucaraninha
  • Lago Cabrinha
  • Jardim Botânico

Antes de seguirmos com as dicas, conheça também lugares para comer em Londrina: os melhores restaurantes em Londrina e deixe seu guia de viagem mais completo. 

Agora, vamos prosseguir com mais detalhes dos lugares para visitar em Londrina

O que fazer em Londrina: pontos turísticos e passeios | Lago Igapó | Conexão123

O Lago Igapó é um dos mais importantes pontos turísticos e garante paisagens naturais deslumbrantes

Museu Histórico de Londrina

Considerado uma das maiores construções do turismo histórico-cultural londrinense, o Museu Histórico de Londrina tem a missão de resgatar, preservar e conservar o patrimônio da cidade. 

O espaço é dividido em três setores para a visitação. O primeiro é o de Imagem e Som com aproximadamente 50 mil peças, que foram produzidas a partir do final de 1920. O segundo, de Objetos, traz materiais desde os tempos dos colonizadores, que retratam o cotidiano londrinense. Já a Biblioteca e Documentação é o último setor com textos, mapas, plantas e depoimentos de pessoas importantes para a região. O acesso ao museu é gratuito! 

O que fazer em Londrina: pontos turísticos e passeios | Museu Histórico de Londrina | Conexão123

O Museu Histórico garante uma imersão cultural na história da cidade paranaense

Autódromo Ayrton Senna   

Inaugurado em 1992, a princípio, o nome do local era Autódromo Norman Prochet, mas, após o acidente fatal do piloto brasileiro, em 1994, o espaço foi rebatizado como Autódromo Ayrton Senna. 

A pista tem extensão total de 3.145 m e sedia provas como Fórmula Truck, Stock Car, Motociclismo, Arrancadas, GT3, entre outras. Além disso, o circuito faz parte de um complexo esportivo que conta com o Estádio do Café e um kartódromo. 

Outros pontos turísticos integram as opções culturais e históricas da cidade. Listamos algumas para você conhecer antes de embarcar:

  • Catedral Metropolitana
  • Biblioteca Pública Municipal e Teatro Municipal Zaqueu de Melo
  • Museu de Arte
  • Planetário
  • Museu da Sociedade Rural do Paraná
  • Casa da Memória Madre Leônia Milito
  • Monumento à Bíblia
  • Monumento O Passageiro
  • Capela São Miguel Arcanjo
  • Mesquita Rei Faiçal

O que fazer em Londrina: passeios

Mais pontos turísticos fazem parte da viagem para Londrina. Vamos explorar outros passeios para que o turista possa se programar com antecedência e conferir de perto as atrações. 

Rota do Café em Londrina

Com a ideia de manter viva a tradição e cultura cafeeira do Paraná, surgiu a Rota do Café, que engloba algumas cidades paranaenses, entre elas Londrina. Produções e fazendas da bebida que conquista muitos brasileiros compõem as atrações pelo passeio, além da oportunidade de experimentar o café paranaense.

Os roteiros podem ser personalizados, têm saídas programadas e precisam de um guia local para que sejam mais proveitosos. A Associação Rota do Café faz a gestão e planejamento para os viajantes.

Passeios gratuitos em Londrina

O roteiro dos atrativos turísticos em Londrina está cada vez mais completo, certo? A cidade paranaense também traz lugares gratuitos para visitar. Portanto, além de curtir os dias de lazer, o viajante poderá economizar. 

A Ponte dos Guarda-Chuvas é uma atração para fazer fotos maravilhosas em ambiente londrinense. Localizada no Lago Igapó II, os guarda-chuvas coloridos propiciam encantamento e diversão aos turistas.

Árvores, áreas gramadas e espelho-d’água circular compõem os atrativos naturais da Praça Rocha Pombo. O local é cercado pelo conjunto arquitetônico dos edifícios das antigas estações ferroviária e rodoviária, que hoje abrigam o Museu de Arte e o Museu Histórico de Londrina, respectivamente.

O que fazer em Londrina: pontos turísticos e passeios | Praça Rocha Pombo | Conexão123

A Praça Rocha Pombo, é um ponto turístico natural da cidade

Roteiro turístico em Londrina

Os lugares para conhecer em Londrina reservam paisagens naturais, atrações histórico-culturais e aspectos gastronômicos, como vimos com a Rota do Café. Por isso, programar uma viagem às terras londrinenses pode ser a oportunidade de curtir dias tranquilos, animados e de muita diversão. 

Aproveite o guia sobre o que fazer em Londrina: pontos turísticos e passeios para montar seu roteiro completo e exclusivo. A “pequena Londres” tem muito a oferecer para o turismo nacional e visitar esse destino pode ser inesquecível. Confira também onde se hospedar em Londrina: hotéis e pousadas. 

Que tal viajar para Londrina? Passagens aéreas, pacotes de viagem, aluguel de carros e top ofertas são as opções da 123milhas para você garantir a próxima viagem.

RESPOSTAS123

Para os passeios noturnos, opte por apreciar a gastronomia local, composta por diversos restaurantes e bares. E, se puder, aprecie uma caminhada pelo Lago Igapó.

Visite alguns pontos turísticos da cidade: 

  • Catedral Metropolitana
  • Biblioteca Pública Municipal e Teatro Municipal Zaqueu de Melo
  • Museu de Arte
  • Planetário
  • Museu da Sociedade Rural do Paraná
  • Casa da Memória Madre Leônia Milito
  • Parque Municipal Arthur Thomas
  • Parque Estadual Mata dos Godoy
  • Reserva Indígena do Apucaraninha e Salto do Apucaraninha
  • Lago Cabrinha

Para os casais apaixonados por obras de arte e história, Londrina reserva espaços culturais, como o Museu Histórico. Já aos viajantes que gostam de passeios ao ar livre, a cidade tem praças e parques arborizados, como o Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon. Uma outra opção é apreciar a Rota do Café com oportunidades de passeios incríveis.