Dicas para o viajante

Regras no Catar para a Copa

4 de novembro de 2022

Com uma variedade imensa de atrações, o Catar é a próxima sede do maior torneio mundial de futebol. O país tem investido para ser reconhecido como um centro cultural, educacional e tecnológico de referência mundial. 

O destino foi o primeiro do mundo a adotar o 5G, com ampla cobertura Wi-Fi gratuita em locais públicos, e abriga uma gama de shoppings, museus, restaurantes, parques e praias de tirar o fôlego, que são excelentes lugares para conhecer durante a Copa de 2022. Como na maioria dos países de religião muçulmana, existem regras no Catar, de costumes, vestuário e afeto em público, que devem ser seguidas pelos turistas. 

Você vai ler sobre

Conheça o Catar 

O Catar é um dos menores países do Oriente Médio, mas o tamanho não traduz o luxo que suas cidades carregam. Ademais, o país mistura com naturalidade a cultura muçulmana com comodidades modernas.

Em 2022, o país recebe a Copa, por isso, o Conexão123 elencou as principais regras no Catar, que devem ser seguidas, para curtir este evento tão esperado por todos. Além disso, não se esqueça de conferir também nosso conteúdo sobre acessibilidade na Copa.

Regras no Catar: Copa do Mundo de 2022 | Vista aérea do Qatar | Conexão123

Este ano o Catar recebe a Copa, o Conexão123 elencou as principais regras que os turistas devem seguir no país

Regras no Catar: bebidas alcoólicas 

Sabemos que a combinação cerveja e futebol é algo comum no Brasil, mas no Catar não é. No país, o consumo de bebida alcoólica em espaços públicos é proibido. Durante a preparação para a Copa, estava definido que apenas alguns estabelecimentos certificados pela FIFA e pelo governo catari teriam o aval para comercializar cervejas e produtos do gênero. Porém, em comunicado emitido dias antes da abertura do evento, família real do país decidiu proibir a venda de cerveja no entorno dos estádios.

Agora, somente nas áreas conhecidas como hospitality zone os torcedores VIP e SuperVIP poderão comprar e consumir essas bebidas. Fora, somente nas fan zones, em horários estipulados pelo governo, será permitido, então fique atento. 

Regras no Catar: afeto público 

As manifestações de carinho, como beijos e abraços, são proibidas no Catar, tanto para casais heterossexuais quanto homossexuais. Segundo o código penal do país, o afeto em público é tido como ato obsceno e pode levar à prisão.

Contudo, o presidente do comitê da Copa já disse em entrevista à CNN que o país receberá e acolherá todas as pessoas, mas pede que os turistas respeitem a cultura do país. 

Relações entre pessoas do mesmo sexo são ilegais e podem levar a sete anos de prisão. Mesmo assim, Nasser Al-Khater afirmou que os torcedores da comunidade LGBTQIA+ são bem-vindos ao país, mas atos de carinho em público não são permitidos.

Regras no Catar: vestuário 

Nos países muçulmanos, onde a religião impõe o estilo de vida da população, algumas tradições, como a vestimenta, são fatores importantes e que devemos nos atentar. Os homens não podem usar shorts ou ficar sem camiseta em público, e isso inclui regatas. Para as mulheres não são indicados decotes, cropped, saias acima do joelho, roupas transparentes e justas. 

Regras no Catar: cuidados com fotografia 

Para os amantes de fotografia que levam sempre consigo suas câmeras, atenção: filmar e fotografar edifícios, pessoas e instituições públicas é proibido. Então, somente use sua câmera se estiver no estádio. 

Além disso, os únicos que podem fotografar espaços públicos são jornalistas que viajam a trabalho e, apenas, com permissão da agência de notícias do país.

Regras no Catar: Copa do Mundo de 2022 | Estádio | Conexão123

Nos estádios, os turistas podem fazer fotografias e filmagens sem se preocupar!

Agora que você já sabe das principais regras no Catar, que tal garantir já o seu hotel e a passagem aérea para curtir com estilo a tão esperada Copa? Confira nosso conteúdo de onde se hospedar no Catar e conte a 123milhas para garantir top ofertas, seguro-viagem e aluguel de carros!