Aniversário de Porto Velho: cinco curiosidades sobre a cidade
O aniversário de Porto Velho é comemorado no dia 2 de outubro. Em 2022, a capital de Rondônia faz 108 anos, e como forma de homenagear a cidade que nasceu às margens do rio Madeira, afluente do Amazonas, vamos apresentar cinco curiosidades sobre este território abundante em riquezas naturais. Partiu?
Você vai ler sobre
- Capital brasileira com maior área territorial
- Sua formação se deu pela Madeira-Mamoré Railway Company
- A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é ícone ferroviário mundial
- Porto Velho é a única capital brasileira que faz fronteira com outro país
- A população de Porto Velho é formada por muitos imigrantes
Capital brasileira com maior área territorial
Porto Velho é a capital brasileira com maior área territorial: são 34.090,952 km², de acordo com o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — IBGE. A área abriga cerca de 549 mil habitantes (IBGE 2020), sendo o município mais populoso de Rondônia e o terceiro mais populoso da Região Norte, atrás apenas de Manaus e Belém.
Além disso, dado seu tamanho e sua localização geográfica, a cidade é rica em belezas naturais, entre rios, florestas e balneários, que constituem os melhores pontos turísticos de Porto Velho.
Sua formação se deu pela Madeira-Mamoré Railway Company
A história da cidade de Porto Velho também rende curiosidades. Sua formação teve início em 1907, em razão da construção da estrada de ferro da empresa Madeira-Mamoré Railway Company, que viria a cruzar o município.
A linha foi usada para transportar a borracha produzida na região amazônica até os portos, superando um trecho encachoeirado do Rio Madeira que complicava o traslado de cargas por lá. A obra foi uma promessa do Brasil à Bolívia no Tratado de Petrópolis, em troca da anexação do território do Acre. A ferrovia também era de grande interesse dos americanos e dos ingleses, que financiaram boa parte dos custos.
A partir da instituição da linha férrea, os povoados foram se aglutinando ao redor da estrada e, assim, formando a cidade. O que nos leva à próxima curiosidade.
A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é ícone ferroviário mundial
A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) está localizada em Porto Velho, Rondônia, e é considerada um ícone mundial. Ela se estende por 366 km na Amazônia, fazendo a ligação entre Rondônia e Guajará-Mirim, cidade que faz divisa com a Bolívia.
A construção da estrada começou em 1907, pelos irmãos americanos Philips e Thomas Collins. Inclusive, é conhecida pelo apelido de “Ferrovia do Diabo”, em virtude do grande desafio enfrentado no início das obras. Estima-se que muitas vidas de trabalhadores foram perdidas durante os primeiros anos de construção da ferrovia, devido a doenças endêmicas e péssimas condições de segurança.
Nos anos em que se manteve ativa, a EFMM foi essencial para a transação comercial e o transporte de bens entre as cidades. No ano de 1972 a ferrovia foi assumida pelo governo e desativada. Em 2007, o monumento foi parcialmente tombado pelo Iphan.
Atualmente, em Porto Velho, a Praça Madeira-Mamoré exibe uma antiga locomotiva e alguns vagões da época, ao ar livre. O local também abriga o Museu Ferroviário, que conta um pouco da história da construção.
Aos que desejam conhecer uma atração ainda mais imersiva, é possível realizar um passeio de Litorina, um pequeno vagão movido a diesel que foi usado na linha férrea para transportar engenheiros, médicos e feitores. São pouco mais de 2 km de um belo percurso cercado pela Floresta Amazônica.
Porto Velho é a única capital brasileira que faz fronteira com outro país
Além de ser a capital com o maior território do Brasil, Porto Velho é a única capital brasileira que faz fronteira com outro país, no caso, a Bolívia. Apesar da proximidade, não é possível atravessar a divisa partindo de Porto Velho.
Para passar para o país “hermano” de maneira legal é preciso ir até a cidade de Guajará-Mirim, a cerca de 328 km do centro da capital rondoniense. O percurso para chegar até a fronteira é feito pela BR 425, a menor rodovia do Brasil. De lá, pega-se uma embarcação até a cidade boliviana de Guayaramirim, separada do Brasil por um pequeno trecho do Rio Mamoré.
A população de Porto Velho é formada por muitos imigrantes
Como apresentamos, Porto Velho é o terceiro município mais populoso da Região Norte, atrás apenas de Manaus (AM) e Belém (PA).
Grande parte dessa população, mais de 500 mil habitantes, vem de outros lugares, do Brasil e do mundo, o que torna o povo muito heterogêneo e diversificado. Cerca de 40% da população da cidade de Porto Velho nasceu fora do estado de Rondônia.
Gostou de conhecer essas curiosidades de Porto Velho? Conte com a 123milhas para conseguir passagens aéreas, hotéis, seguro-viagem e pacotes de viagem com ótimas vantagens!