Aniversário de Caxias do Sul: curiosidades sobre a cidade
Caxias do Sul é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, vizinho das cidades Flores da Cunha, São Marcos e Farroupilha, localizado a cerca de 127 km de Porto Alegre, capital do estado.
Nesta segunda-feira, dia 20 de junho, é celebrado o aniversário de Caxias do Sul, data relacionada ao ato de emancipação de São Sebastião do Caí, ocorrido em 1890, um ano após a proclamação da República.
Para comemorar os 132 anos de história e cultura, descubra com o Conexão123 algumas curiosidades sobre a cidade pertencente à serra gaúcha.
Você vai ler sobre
- História de Caxias do Sul
- Turismo de Caxias do Sul
- Festa da Uva em Caxias do Sul
- Enoturismo em Caxias do Sul
História de Caxias do Sul
A região de Caxias do Sul foi desbravada por Antônio Machado de Souza, primeiro colonizador a identificar o território.
Em 1875, a região recebeu os primeiros imigrantes italianos, que desembarcaram em terras sulistas em busca de melhores condições de vida e trabalho. Os anos foram passando e com isso outros povos estrangeiros passaram a ocupar o local, vindos de países europeus, como Portugal.
Somente em 1890 foi criado o município de Caxias do Sul, desmembrado de São Sebastião de Caí, por meio da Junta Governativa, em homenagem ao Duque de Caxias. Com o crescimento da região, foi construída uma estação ferroviária, em 1910, fazendo com que o trem ligasse o território a Porto Alegre, e elevando a região à categoria de cidade.
O novo meio de transporte possibilitou o desenvolvimento da cidade e viabilizou o cultivo de frutas, principalmente a uva. A partir dali, Caxias do Sul passou também a florescer com o crescimento do ramo de serviços e da produção artística.
As indústrias caxienses passaram a produzir ainda peças de ônibus e caminhões, levando mais importância econômica para a região, que foi refletida nos setores de comércio, referência em toda a Serra Gaúcha.
Atualmente, Caxias do Sul é exemplo da garra e determinação herdadas dos imigrantes, com a contribuição de outras culturas abraçadas pelo povo caxiense.
Turismo de Caxias do Sul
Situada no coração da Serra Gaúcha, Caxias do Sul é um berço turístico muito amplo e cheio de atividades para se fazer, divididas entre atrações naturais e urbanas. A colonização italiana e os costumes do país europeu se misturaram com a identidade local, criando um misto entre as tradições gaúchas.
São muitas cantinas e vinícolas para conhecer, além das parreiras de uva, que colorem os campos do interior. Na zona rural, você encontra também cachoeiras, rios, grutas, sítios arqueológicos e cânions, que fomentam o ecoturismo local.
O distrito de Criúva, que faz parte da rota dos tropeiros, fica a cerca de 56 km do centro histórico de Caxias do Sul e oferece alternativas para prática de esportes radicais e paisagens naturais deslumbrantes, como a centenária ponte do Korf, no Rio das Antas, a fazenda Bertussi, a Cachoeira da Mulada e o Cânion Palanquinhos.
E uma estonteante queda d’água que precisa estar na sua lista de o que visitar em Caxias do Sul é a Cachoeira da Conceição da Linha Feijó. Com mais de 10 m de altura, ela fica próxima da gruta de Nossa Senhora de Lourdes, outro grande atrativo natural da região. O município caxiense conta com diversas outras cachoeiras, sendo algumas delas:
- Grutão Ecoparque
- Cascata São José
- Cachoeira do Rio Bello
- Cascata São Nicolau
- Cachoeira do Cantão
- Cachoeira do Buraco
- Cascata do Pasta
- Cascata do Mirtilo
- Cascata da Sepultura
No centro histórico de Caxias do Sul, monumentos e construções que mantêm vivo o passado do local enriquecem os passeios com muita cultura. A Igreja de São Pelegrino, com a série de murais e pinturas em tela de Aldo Locatelli, e a Catedral Diocesana de Caxias do Sul são dois exemplares da arquitetura colonial na zona de imigração italiana da Serra Gaúcha.
A Praça Dante Alighieri, o Parque Cinquentenário e o Parque Getúlio Vargas possuem boa infraestrutura voltada para lazer e esportes, além de serem respiros verdes em meio à metrópole.
O Vale Trentino, roteiro completo com parreiras, cantinas e vinícolas, onde são preservados os costumes e as tradições italianas, é um lugar ideal para degustar vinhos, sucos e o melhor da gastronomia típica.
Já a Vinícola Castelo Medieval Chateau Lacave, construída em pedra e agora aberta para visitação, abriga uma loja de varejo e um espaço para eventos, em meio a um maravilhoso bosque com lagos, araucárias e espécies típicas da vegetação nativa.
Outras duas opções de atrativos turísticos para admirar a natureza são o UCS Aquarium, conjunto com cerca de 21 tanques de água que comportam 2 mil animais marinhos diferentes, e o Zoo da UCS, inaugurado em 1997, espaço que abriga aproximadamente 48 espécies distintas.
O parque de exposições Dr. Mário Bernardino Ramos, conhecido também como Pavilhões da Festa da Uva, dispõe de uma infraestrutura com atrativos turísticos e áreas preservadas. Lá também acontecem outros grandes eventos, como shows, feiras e rodeios.
Festa da Uva em Caxias do Sul
Uma das maiores festividades do Brasil, a Festa da Uva de Caxias do Sul é um símbolo da Serra Gaúcha. O evento, que reúne milhares de pessoas anualmente, é uma celebração da cultura italiana e dos costumes trazidos durante o período de colonização.
A 33ª edição da Festa da Uva, ocorrida neste ano de 2022, recebeu mais de 350 mil visitantes, que se encantaram com atrações que valorizam a cultura, os povos locais, as vilas, praças da cidade, exposições de uvas e pavilhões da agroindústria, além dos mais de 150 artistas regionais.
A gastronomia, tipicamente italiana, se destaca nos restaurantes e pavilhões, nas praças de alimentação e docerias, que convidam os visitantes a provarem o melhor da culinária regional. Pratos como polenta, massas, crepes e lasanhas enchem os ambientes com aromas e sabores que são de comer rezando.
Já a feira multissetorial contou, neste último evento, com mais de 250 expositores de diversos segmentos, como vinícolas tradicionais e cervejarias artesanais. Além disso, a tradicional exposição de uvas recebeu mais de 200 expositores, que apresentaram seus exemplares variados de diversos tipos da fruta que protagoniza o evento.
Os desfiles cênicos, presentes em todas as edições da festa, são responsáveis por entreter os visitantes com dança, músicas típicas e apresentações de artistas locais. Em 2022, foram realizados 6 desfiles, com 10 carros alegóricos, que reuniram em média 46 mil pessoas na Rua Sinimbu.
Enoturismo em Caxias do Sul
A Serra Gaúcha é uma grande produtora de vinhos e sucos de uva premiados. Ao desembarcar por lá, não deixe de fazer o percurso especial do Vale dos Vinhedos, roteiro rico e inesquecível.
O Vale dos Vinhedos, que contempla as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, Flores da Cunha, Farroupilha, Pinto Bandeira, além de Caxias do Sul e Carlos Barbosa, é responsável por cerca de 90% da fabricação de garrafas nacionais. Inclusive, todos os vinhos produzidos neste eixo recebem um selo especial que identifica a procedência da bebida.
O solo fértil e o clima gaúcho são propícios para o cultivo de uvas. Confira algumas que você encontra por lá:
- Cabernet Franc
- Cabernet Sauvignon
- Chardonnay
- Gamay
- Marselan
- Merlot
- Moscato Branco
- Pinot Blanc
- Pinot Noir
- Pinotage
- Riesling Itálico
- Riesling Renana
- Sauvignon Blanc
- Tannat
- Trebbiano
Em Caxias do Sul, a Cantina Tonet é uma boa representação das influências italianas na cidade. Ivo Remy Tonet, ao lado da sua esposa e de seus três filhos, comanda uma das vinícolas mais visitadas da região. A família se dedica desde 1897 à viticultura e mantém a produção 100% artesanal.
Além dos vinhos, sucos e espumantes, a cantina também oferece aos visitantes um cardápio tipicamente italiano de café da manhã, almoço e jantar, mediante reserva. Por lá ainda é possível acompanhar toda a produção e ainda a colheita das uvas. Um passeio e tanto para fazer no aniversário de Caxias do Sul.
O Passo do Vinho, formado pelos municípios de Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul, é um percurso de enogastronomia, criado com o objetivo de promover aos visitantes passeios pelo universo dos vinhos. O roteiro percorre restaurantes, pousadas e museus das quatro cidades, reconhecidas pelo empreendedorismo e vocação turístico-gastronômica.
No decorrer do tour, é possível degustar dos produtos, conhecer as vinícolas, o processo de preparação e engarrafamento, além de apreciar os melhores vinhos produzidos na região.
Que tal conhecer a região da Serra Gaúcha de pertinho e aproveitar para comemorar o aniversário de Caxias do Sul? A 123milhas oferece ótimas condições para você viajar: passagem aérea, as melhores hospedagens, aluguel de carro e até seguro-viagem.