Conheça quatro lugares no Brasil para ouvir uma boa música clássica
O Dia Nacional da Música Clássica é comemorado em 5 de março. O estilo se originou na Europa, mas se tornou um patrimônio cultural mundial.
O gênero, também chamado de música erudita, é conhecido por arranjos complexos, ricos em harmonia e melodia, e ainda influenciou o surgimento de diversos outros estilos musicais.
Hoje o Conexão123 apresenta quatro lugares pelo Brasil para ouvir uma boa música clássica.
Você vai ler sobre
- História da música clássica no Brasil
- Conheça quatro lugares no Brasil para ouvir música clássica
- Sala São Paulo – São Paulo
- Sala Minas Gerais – Belo Horizonte
- Sala Cecília Meireles – Rio de Janeiro
- Teatro Amazonas – Manaus
História da música clássica no Brasil
A história da música clássica no Brasil remonta ao período colonial, quando a música religiosa era a mais conhecida. Com a chegada da família real portuguesa ao país, no início do século XIX, surgiram as primeiras orquestras e teatros de ópera, tornando a música clássica mais presente na sociedade brasileira.
No entanto, foi somente no século XX que a música clássica começou a se desenvolver de forma mais consistente no país. A criação de importantes instituições, como a Escola Nacional de Música e a Orquestra Sinfônica Brasileira, ajudou a consolidar o gênero como uma forma de arte relevante no Brasil.
Atualmente, o nosso país possui diversas salas de concerto que oferecem apresentações de alta qualidade. Além das grandes orquestras, existem muitos músicos e grupos independentes que se dedicam à música clássica, contribuindo para a diversidade e riqueza da cena brasileira no segmento.
O gênero tem ganhado mais espaço na mídia e na cultura popular, graças a iniciativas, como o programa “Música na Cabeça”, da rádio Cultura FM, que apresentou a música clássica de forma descontraída. Com certeza, essa categoria continuará a encantar e inspirar gerações de brasileiros no futuro.
Conheça quatro lugares no Brasil para ouvir uma boa música clássica
O Brasil dispõe de uma série de casas para apreciar as melhores apresentações de orquestras ao vivo. Então confira com o Conexão123 quatro lugares que são referência quando o assunto é música clássica.
Sala São Paulo – São Paulo
A Sala São Paulo, situada na antiga estação de trem Júlio Prestes, é um dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo.
Com sua acústica perfeita e ambiente moderno e sofisticado, a Sala São Paulo é o lugar ideal para quem quer apreciar a beleza da música clássica ao vivo. Os concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo são o destaque, mas a sala recebe também diversas outras apresentações, incluindo de música popular, jazz e shows internacionais.
O local conta com uma programação intensa durante o ano todo, para os mais variados gostos. Além disso, há visitas guiadas com agendamento prévio no site do estabelecimento, para as pessoas poderem conhecer a história do prédio e de sua transformação em uma das melhores salas de concerto da América Latina.
Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos
Horário: de segunda a sexta (exceto feriados e emendas), das 8h às 16h30.
Preço: varia de acordo com a programação escolhida
Sala Minas Gerais – Belo Horizonte
Inaugurada em 2015, a Sala Minas Gerais é um dos mais novos espaços para a música clássica no Brasil. Além de ter uma arquitetura moderna e elegante, a sala é um exemplo de como a cultura pode ser valorizada e preservada em um país.
A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais tem sua sede na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, e durante as temporadas regulares de shows, realiza concertos semanalmente no local, geralmente às quintas e sextas-feiras.
Sob a direção do Regente Titular Fábio Merchetti, o local tem capacidade para 1.500 pessoas e é um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte, imperdível para quem quer apreciar a beleza da música ao vivo.
Endereço: Rua Tenente Brito Melo, 1090 – Barro Preto
Horário: A Sala Minas Gerais está aberta nos horários em que há concerto. Para visitação, é necessário agendamento prévio, no site do estabelecimento
Preço: varia de acordo com a programação escolhida
Sala Cecília Meireles – Rio de Janeiro
Localizada no coração da cidade do Rio de Janeiro, levando o nome de uma das mais sublimes poetisas do Brasil, que também era pianista amadora, a Sala Cecília Meireles é um dos espaços mais importantes para a música clássica no país.
A sala é conhecida por sua arquitetura moderna e elegante e por oferecer concertos da Orquestra Sinfônica Nacional da UFRJ e do Quarteto Radamés Gnattali, os quais são alguns dos destaques do lugar, além de apresentações de jazz, óperas e produções externas. O local oferece uma programação variada durante todo o ano!
Endereço: R. da Lapa, 47 – Centro
Horário: segunda a sexta, das 12h às 17h, ou até o início do concerto
Sábado, quando houver concerto, das 13h até o início da apresentação.
Domingo e feriado, quando houver concerto, desde duas horas antes da apresentação.
Preço: varia de acordo com a programação escolhida
Teatro Amazonas – Manaus
Um dos pontos turísticos mais importantes de Manaus e um dos mais belos teatros do Brasil, o Teatro Amazonas foi inaugurado em 1896 e tombado como Patrimônio Histórico Nacional em 1966.
A arquitetura neoclássica faz do teatro um cartão-postal. Ele é visita obrigatória para quem passa pela região, não só por sua beleza, mas também por suas apresentações de ótima qualidade.
O teatro é conhecido por seus concertos de ópera e música clássica e é o principal palco da Amazonas Filarmônica, uma das orquestras mais importantes do país. Mas também conta com outros tipos de apresentações, como coreografias, balé e musicais.
Endereço: Largo de São Sebastião – Centro
Horário Turismo: terça a sábado, das 9h às 17h.
Domingo, das 9h às 13h
Preço: varia de acordo com a programação escolhida
Conhecer esses quatro lugares no Brasil é uma experiência única para os amantes da música erudita. Então conte com a 123milhas para aproveitar o Dia Nacional da Música Clássica e reserve já seu pacote de viagem e passagens.