Dia do Pão de Queijo: conheça o quitute mineiro que ganhou o mundo!
Dourado e crocante por fora, macio e quentinho por dentro, o pão de queijo foi desenvolvido nas cozinhas de Minas Gerais no século XVIII e ganhou o mundo graças ao genuíno sabor da mistura de alguns ingredientes.
O quitute é praticamente um patrimônio do povo mineiro e apreciado nos quatro cantos do Brasil. Por isso, todo 17 de agosto, celebramos o Dia do Pão de Queijo.
Então coe o teu cafezinho, pois o Conexão123 vai te levar a uma deliciosa viagem pela história e cultura dessa tradicional iguaria mineira.
Você vai ler sobre
- Das cozinhas mineiras para o mundo
- Onde comer pão de queijo em Belo Horizonte
- Receita de Pão de Queijo
- Gastronomia mineira
Das cozinhas mineiras para o mundo
Segundo pesquisadores gastronômicos, a receita original do pão de queijo foi desenvolvida por volta de 1750, quando as “sobras” dos queijos começaram a ser usadas na cozinha.
Ocorre que para dar a aparência arredondada ao produto, era feita uma “limpeza” em volta dos queijos, e as lascas grossas retiradas eram usadas para fazer o pão de queijo mineiro, oferecido em ocasiões especiais ou quando as pessoas recebiam uma visita inesperada.
A mistura rápida feita de polvilho, ovo e queijo cru artesanal fez nascer a iguaria que hoje faz com que o estado seja reconhecido no mundo inteiro, através do sabor especial e diferenciado de sua receita, cobiçada por muitos!
Não se sabe ao certo a origem da receita, mas é de conhecimento geral que o prato foi criado em Minas Gerais. Por isso, qualquer mineiro sabe que o segredo para um verdadeiro pão de queijo é o queijo mineiro, feito de leite cru e de forma artesanal.
Além do queijo, o polvilho novo e de granulação média garante a boa fermentação da massa, e as técnicas de incorporação de líquidos e a sova ajudam no sucesso do preparo.
Então, se não estiver em Minas, jamais ofereça um “pão de queijo” a um mineiro, ou pode correr o risco de receber uma verdadeira aula de história, cultura e culinária desse povo tão diligente em preservar sua riqueza gastronômica!E que tal conhecer três lugares incríveis para comer o legítimo pão de queijo em BH? Confira a seguir!
Onde comer pão de queijo em Belo Horizonte
A capital mineira oferece uma infinidade de lugares bacanas para os fãs da culinária de Minas poderem provar um delicioso PDQ. Listamos três especiais:
- A Pão de Queijaria – situada num aconchegante espaço na Savassi, a Pão de Queijaria é especializada em pães de queijo recheados, com destaque para as opções com barriga de porco, tilápia empanada, doce de leite, goiabada, entre outras. A cada dia da semana, o pão de queijo é preparado com um queijo diferente, de produtores artesanais do estado. Fica na Rua Antônio de Albuquerque, 856, Savassi
- Braga Pão de Queijo – coxinha de pão de queijo e pizza de pão de queijo. É isso mesmo! O Braga PDQ oferece, além dos clássicos pães de queijo recheados, inovações como essas. O lugar tem vista para a esplanada do Mineirão e também serve refeições, lanches e café (mineiro, claro). São duas unidades: uma na Savassi (Rua Pernambuco, 1.115) e uma na Esplanada do Mineirão (Avenida Antônio Abrahão Caram, 1.004, Loja 4).
- Comercial e Tabacaria Sabiá – localizado dentro do Mercado Central de BH, o lugar é conhecido pelo seu pão de queijo com pernil e queijo Canastra. A broa de fubá e o bolo de mexerica também fazem sucesso nesse tradicional estabelecimento da capital mineira. Ele está situado na Avenida Augusto de Lima, 744 – R14 156
Receita de pão de queijo caseiro
Para aqueles que querem saborear o tradicional pão de queijo no conforto de casa, o Conexão123 selecionou uma exclusiva receita de família. Confira:
Pão de queijo caseiro: ingredientes
- 1/2 kg de polvilho azedo
- 1/2 kg de polvilho doce
- 250 ml de leite
- 2 tabletes de manteiga (ou margarina)
- 4 ovos grandes
- 400g de queijo Minas ralado grosso
- 4 colheres de queijo parmesão ralado grosso
- 2 xícaras de queijo provolone ralado grosso
Pão de queijo caseiro: modo de preparo
- Ferva o leite com a manteiga (ou margarina), escalde os polvilhos e sove bastante
- Acrescente os ovos e sove, novamente
- Adicione os queijos e o sal a gosto (lembrando que os queijos já possuem sal)
- Enrole e asse
Depois conta para a gente como ficou o seu pão de queijo!
Gastronomia mineira
O estado de Minas Gerais é famoso por suas riquezas históricas que remontam à era colonial e ao ciclo do ouro no Brasil, mas também por sua saborosa culinária, mundialmente reconhecida, tanto que o processo de produção dos queijos artesanais mineiros é legitimado pelo IPHAN como patrimônio imaterial brasileiro.
O queijo canastra, produzido na região mineira da Serra da Canastra, foi recentemente eleito o melhor queijo do mundo, concorrendo com outros tipos igualmente famosos de vários países.
E nada melhor do que aliar duas das melhores coisas da vida: viajar e comer bem! Por isso, conheça três lugares em Belo Horizonte para experimentar o legítimo queijo canastra.
Aos mineiros, nossa gratidão, afinal, graças às cozinhas das fazendas coloniais, hoje nós podemos saborear e celebrar o Dia do Pão de Queijo!
Ficou com água na boca? Então aproveite o cafezinho e saiba tudo sobre o belíssimo estado de Minas Gerais, os incríveis pontos turísticos, passeios e tour gastronômico que você pode fazer por lá!
Aproveite as passagens aéreas da 123milhas para conhecer vários destinos no Brasil e no mundo!