Onde se hospedar

Dia dos pais: conheça lugares para acampar em família

10 de agosto de 2022

Se o seu pai faz o estilo aventureiro ou é daqueles que preferem relaxar em meio à natureza, nós temos uma dica incrível para você inovar no presente e ganhar pontos com ele: um acampamento de pais e filhos!

O Conexão123 vai te ajudar nessa, apresentando três incríveis destinos brasileiros para aproveitar o Dia dos Pais ou qualquer outra data especial, na qual o papai vai adorar conhecer novos lugares, se conectar à natureza ou mesmo se aventurar em família.

Você vai ler sobre

Lugares para acampar com seu pai

O Brasil é realmente um lugar abençoado por Deus e bonito por natureza! Uma prova disso são os inúmeros destinos à nossa disposição, para tornar momentos simples em memórias incríveis, como um acampamento em família!

E você também pode aproveitar e presentear o seu pai com um desses passeios, afinal, com a data especial chegando, essa é a hora de surpreender! Por isso aproveite as nossas dicas e escolha o destino que mais combina com vocês para um acampamento de pais e filhos.

Parque Estadual Intervales – São Paulo (SP)

Localizado ao sul do estado de São Paulo, na zona rural da cidade de Ribeirão Grande, o Parque Estadual Intervales fica a cerca de 260 km, em média 3h de carro da capital paulista.

O Parque faz parte do Mosaico de Unidades de Conservação de Paranapiacaba, que protege um dos maiores corredores ecológicos de Mata Atlântica do estado, incluindo a vasta riqueza de fauna e flora presente no território.

Acampamento de pais e filhos: conheça lugares para acampar em família | Parque Estadual Intervales - São Paulo (SP) | Conexão123

Parque Estadual Intervales – São Paulo (SP)

Uma curiosidade é que a atração é uma referência mundial do circuito de observação de aves e, por isso, bastante procurada por admiradores e pesquisadores de animais de diversos lugares do planeta.

O lugar oferece roteiros de aventura, como trilhas, cachoeiras e cavernas, disponíveis para você e seu pai curtirem momentos emocionantes em meio à natureza.

O camping do Intervales fica dentro do parque e conta com quatro banheiros, lava-pratos, lava-roupas e sombra para os visitantes montarem a barraca. Porém não há chuveiro de água quente no local. 

O centro de visitantes do parque dispõe de uma piscina de pedras, parquinho infantil, restaurantes e banheiros. O local fica aberto diariamente até as 21h30.

Aproveite e confira nossas dicas sobre praias escondidas de São Paulo que valem a pena conhecer.

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães – Cuiabá (MT)

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, localizado em Cuiabá, no estado do Mato Grosso, é um dos mais belos e simbólicos destinos brasileiros, graças às suas belezas naturais e inúmeras espécies de animais que habitam os relevos de cerrado que atraem tantos turistas ao parque.

Entre os cenários surpreendentes, os papais mais aventureiros podem aproveitar o circuito de cachoeiras e as piscinas naturais que se formam das quedas d’água e as trilhas na “cidade de pedra”, com seus incríveis paredões que podem chegar até 350 m de altura.

Acampamento de pais e filhos: conheça lugares para acampar em família | Parque Nacional da Chapada dos Guimarães - Cuiabá (MT) | Conexão123

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães – Cuiabá (MT)

A entrada no parque custa R$ 10 por pessoa (apenas em dinheiro) e a visita pode ser feita entre 8h e 17h. A reserva não possui alojamentos para visitantes ou pousadas e só é permitido acampar em locais autorizados pela administração do parque. Uma alternativa é encontrar um camping nos arredores. 

É garantia de uma aventura surpreendente, que você e seu pai com certeza não irão esquecer! E, para aproveitar o destino, confira tudo o que o Conexão123 preparou sobre a Chapada dos Guimarães. Conheça outros destinos incríveis para curtir a beleza dos Parques Nacionais pelo Brasil.

Palhoça – Florianópolis (SC)

Um destino pouco conhecido pelos turistas, a cidade de Palhoça, localizada a menos de 20 km de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, tem a praia que já foi considerada como uma das 10 melhores do mundo, especialmente para praticar surf.

Se o seu pai faz o estilo aventureiro e curte a prática de atividades ao ar livre, este é um excelente destino para curtir com ele! 

Por lá encontra-se uma das entradas para o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, que abrange mais de nove municípios do estado e está aberto para visitação guiada e prática de atividades como trilhas, trekking, canoagem, rapel e tirolesa. 

Criado em 1975, com uma área de 84.000 hectares, o parque é a maior unidade de conservação de proteção integral do estado de Santa Catarina. O centro de visitantes funciona de quarta a domingo, das 09h às 16h. A visita deve ser agendada por meio de um formulário online, na página da administração do parque.

De igual modo, o Morro do Cambirela, outro ponto que, dos seus aproximados mil metros de altitude, promove uma exuberante vista da cidade.

Durante o dia, vocês também podem curtir o mar sob o sol numa das praias da pequena cidade, além dos bares e restaurantes com a deliciosa culinária catarinense. A noite no parque oferece uma incrível experiência a céu aberto sob a luz das estrelas, onde sua família pode curtir um gostoso acampamento com vista para o mar e para as montanhas. Uma experiência realmente encantadora.

Acampamento de pais e filhos: conheça lugares para acampar em família | Palhoça - Florianópolis (SC) | Conexão123

Guarda do Embaú, Palhoça – Florianópolis (SC)

Glamping: novidade para quem gosta de acampar com conforto

Uma alternativa ideal para quem gosta de ficar perto da natureza sem abrir mão do conforto é o glamping. O termo é uma combinação de glamour e camping e descreve uma viagem em contato com a natureza em um ambiente rústico, mas com amenidades. E, em alguns casos, serviços de hotéis mais sofisticados, como os resorts, geralmente não associados ao camping tradicional.

No glamping, a estrutura para acampar já está montada. A barraca serve basicamente para dormir e normalmente tem vista externa, comodidades para relaxar, como piscinas, e até banheiro. É comum haver energia elétrica, tomadas e até internet. Essa modalidade de hospedagem pode custar o mesmo preço ou até mais que um hotel comum.

O Tedesco Eco Park é um ótimo exemplo de glamping no Brasil. As acomodações do empreendimento são inspiradas nas tendas árabes do deserto e nas aventuras de safari africanas. As tendas têm vista privilegiada para a floresta e o charmoso Lago do Divisa. O hotel fica a apenas 42 km de Gramado e a 33 km de Canela.

Outra opção é o Juma Amazon Lodge, localizado em Autazes, no Amazonas. Sâo 20 quartos com varanda particular. Os banheiros possuem chuveiros e produtos de toalete de cortesia. As comodidades incluem escrivaninhas e garrafas de água grátis. Além disso, o serviço de arrumação nos quartos é fornecido diariamente.

Acampamento de pais e filhos: conheça lugares para acampar em família | Juma Amazon Lodge | Conexão123

O Juma Amazon Lodge fica localizado no meio da Floresta Amazônica numa região remota e preservada

Então, já escolheu o melhor lugar para um acampamento com o papai? Se ele não faz o estilo aventureiro, tudo bem, veja as dicas que preparamos para você aproveitar os resorts pelo Brasil para viajar com o pai

E se o seu papai já chegou na terceira idade, ou você quer passear com toda a família, incluindo os vovós, confira nossa matéria sobre turismo na terceira idade: lugares para viajar com seus avós.

Conte com a 123milhas para caprichar na viagem com o papai!