Bagagem de mão para levar no avião: dicas para viagens curtas
Em geral, quem ama embarcar em uma aeronave rumo a novas experiências turísticas sabe muito bem que preparar a mala não é uma das tarefas mais fáceis, não é mesmo? As dúvidas aumentam ainda mais quando o passeio dura poucos dias. Afinal, na hora de montar a bagagem de mão a quantidade de itens precisa ser reduzida.
Porém esse momento de reunir roupas, sapatos, acessórios e afins faz parte da “rotina” dos viajantes de plantão. Para aqueles que amam viagens curtas ou adoram curtir shows ou grandes eventos, como o festival de rock no Rio de Janeiro, montar uma mala pequena requer atenção redobrada, para que seja possível levar tudo em pouco espaço.
O Conexão123 preparou um conteúdo exclusivo com dicas e sugestões para você decidir o que levar na bagagem de mão! Partiu?
Você vai ler sobre
Bagagem de mão: o que levar para viagens curtas?
Antes de prosseguirmos com todas as sugestões, você sabe o que é uma bagagem de mão?
Geralmente, esse estilo de mala para viagem de avião é caracterizado por pesar até 10 kg e medir até 115 cm, levando em conta a somatória das dimensões de altura, comprimento e largura, principalmente em voos domésticos. Mas vale sempre conferir os aspectos obrigatórios de cada companhia aérea, inclusive para deslocamentos internacionais. Já as medidas máximas de bolsas e mochilas são de 35 x 20 x 45 cm.
O tamanho da bagagem de mão é definido precisamente porque é um item que não costuma ser despachado, mas há casos em que pode ser, e isso ocorre quando o limite dos compartimentos da cabine do avião é atingido. Ah, e esse tipo de mala é permitido sem nenhuma cobrança adicional!
Vale ressaltar outros aspectos fundamentais quanto à bagagem de mão no avião:
- Produtos de higiene pessoal, como shampoo, condicionador, cremes, pasta de dente, entre outros: no máximo 100 ml (por embalagem)
- Produtos inflamáveis e cortantes, como alicate de unha: não podem ser transportados
Agora que já sabemos o que é a bagagem de mão, e suas medidas, vamos trazer algumas dicas sobre o que levar para sua viagem de poucos dias em uma única mochila ou mala.
A primeira etapa é saber a previsão do tempo no destino durante a sua estada. A partir disso, separar as roupas e os sapatos a serem utilizados.
Ademais, outro ponto importante é saber os tipos de atividades e passeios que você deseja realizar, pois isso vai definir também quais itens vão ser essenciais.
Para que a estada seja agradável, uma dica relevante é apostar em vestimentas versáteis e também deixar os looks pré-definidos para cada dia.
Reunimos algumas peças-curinga para estarem na sua bagagem de mão:
- Calça jeans ou moletom
- Camisetas/blusas básicas
- Bermudas ou shorts
- Pijama – essencial para qualquer estilo de viagem que dure mais de um dia, não é mesmo?
- Tênis confortável e chinelo
- Nécessaire com itens de higiene pessoal (escova de dente, creme dental e mais), protetor solar (caso faça muito calor no destino) e cosméticos
Dê preferência para cores neutras, como branco, bege e preto, tons que costumam combinar com vários acessórios, e, dependendo da situação, as peças podem ser usadas mais de uma vez.
Destinos quentes: o que levar na bagagem de mão?
Se o seu destino é uma região mais quente, como praias ou cidades interioranas, como Rio de Janeiro (RJ), Salvador, na Bahia, Cuiabá, no Mato Grosso, e Palmas, em Tocantins, a bagagem de mão pode ficar mais leve, já que as roupas de banho e itens de calor ganham a cena.
Os períodos em que as temperaturas ficam mais altas nesses locais são na primavera, que começa em setembro, e no verão, que vai de 21 de dezembro a 20 de março.
Portanto, a dica do que levar na bagagem de mão para poucos dias é optar por peças mais confortáveis e frescas, dessa forma a sua estada pode ser mais proveitosa:
- Roupas de banho: sunga, biquíni ou maiô
- Canga e toalha
- Bermudas e shorts
- Camisetas e regatas
- Vestidos e saias
- Boné ou chapéu
- Óculos solar
- Repelente
- Protetor solar
- Itens de higiene pessoal: escova de dente, creme dental, entre outros
Destinos frios: o que levar na bagagem de mão?
Ao redor do mundo, existem diversos destinos em que o frio ganha destaque e, em alguns lugares, é o charme turístico, a exemplo de municípios do Sul do Brasil, como Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, e Curitiba, no Paraná.
Claro que aquela sensação térmica mais baixa vai depender da época do ano em que o turista visitar essas regiões. Nos estados brasileiros mais frios, o inverno vai de 21 de junho a 22 de setembro.
Para as viagens curtas, também vale atentar-se a dicas para montar a bagagem de mão perfeita para o inverno:
- Casacos, moletons e suéteres
- Botas, sapatos, sapatilhas, tênis ou sapatênis
- Calças jeans e de moletom
- Meias, luvas, gorros e cachecol
- Protetor solar e labial, colírio, além de hidratantes faciais e para o corpo
- Itens de higiene pessoal: escova de dente, creme dental, entre outros
Como alguns dos itens de vestuário citados acima são mais pesados e podem ocupar mais espaço, a dica é selecionar alguns dos maiores e já ir vestindo eles na viagem. Isso vai te ajudar a liberar um lugarzinho a mais na bagagem!
Dicas para organizar sua bagagem de mão
Como vimos anteriormente, a bagagem de mão tem tamanho e peso definidos. Por isso, o espaço é mais reduzido e contado para cada item. Na hora de organizar todos os pertences, escolha uma mala dentro dos parâmetros, que caiba tudo o que você precisa.
Para te ajudar a colocar tudo no devido lugar e com máxima organização, reunimos algumas dicas essenciais que vão fazer a diferença:
- Faça uma lista: reúna com antecedência todos os itens e documentos que você vai precisar durante sua viagem. Não deixe para última hora!
- Espalhe em uma superfície antes de colocar na mala: após fazer seu check-list, pegue todos os objetos, roupas, sapatos e acessórios, coloque na cama ou em uma mesa para ter certeza de que se lembrou de tudo. Além disso, vai ajudar na hora de montar a bagagem
- Leve somente o que é necessário: há uma grande diferença entre os itens que você necessita e os que deseja levar. Portanto, separe os objetos por nível de prioridade
- Opte por tecidos práticos: a escolha final das roupas é fundamental, por isso, sempre leve tecidos que não amassem com facilidade e menos volumosos, se possível
- Use técnicas de dobraduras de roupas: na internet é fácil encontrar vários tutoriais que ajudam os viajantes a dobrar as roupas de maneira mais compacta. Uma sugestão é colocar itens mais pesados por baixo e mais leves por cima
- Utilize acessórios organizadores: sacos com zíper, sacos de tecido, nécessaires, embalagens a vácuo e frascos pequenos são algumas opções que ajudam a deixar tudo organizado e encaixado
- Aproveite cada cantinho da bagagem de mão: quando falamos em espaço reduzido, cada “buraquinho” importa. Use os vãos entres as roupas, bolsos das jaquetas ou blusas, compartimentos da mala e até o interior dos tênis. Explore as possibilidades sempre!
Dica extra: aposte nas toalhas de alta absorção. Diferentemente das de algodão, elas ocupam menos espaço e secam super-rápido.
Ah, se possível, deixe um espacinho sobrando para colocar as compras e lembrancinhas! Apesar de ser uma viagem curta, garantir algo do destino escolhido é uma ótima ideia!
Gostou das sugestões do Conexão123 sobre como montar uma bagagem de mão para poucos dias? Conte com a 123milhas para tornar seu sonho turístico realidade com os melhores voos, hotéis e pacotes de viagem. Afinal, viajar é pra todos!