Lugares para viajar no outono: descubra tesouros escondidos em cinco destinos nacionais
Em 20 de março começa o outono, uma das estações mais encantadoras do ano. Com a queda da temperatura e a mudança das cores das árvores, muitos lugares ganham um charme especial. É a época perfeita para explorar os tesouros escondidos em destinos de natureza, como Paraty, Chapada Diamantina, Pantanal, Chapada dos Veadeiros e Jalapão.
Embora seja baixa temporada, esses destinos oferecem atrações únicas, como cachoeiras, cânions, fauna e flora abundantes, trilhas. Eles podem ser um refúgio ideal para quem busca uma conexão mais profunda com a natureza.
Venha com o Conexão123 conhecer lugares para viajar no outono pelo Brasil e descubra as maravilhas que esses destinos tem para oferecer.
Você vai ler sobre
- Vantagens de viajar no outono
- O que fazer em Paraty no outono
- O que fazer na Chapada Diamantina no outono
- O que fazer no Pantanal no outono
- O que fazer na Chapada dos Veadeiros no outono
- O que fazer no Jalapão no outono
Vantagens de viajar no outono
Viajar no outono pode ser uma excelente opção para quem busca uma experiência tranquila, com menos turistas e preços mais em conta. A temperatura amena e a paisagem de tons alaranjados tornam a estação ainda mais atraente.
A possibilidade de praticar atividades ao ar livre sem se preocupar com o calor intenso do verão ou com as chuvas do inverno é outra vantagem. É possível fazer caminhadas, trilhas, passeios de bicicleta e outras atividades sem tanto desgaste físico.
Selecionamos cinco destinos para aproveitar o outono, lugares incríveis pelo Brasil para quem busca contato com a natureza. Confira a seguir!
O que fazer em Paraty no outono
Paraty, reconhecida como patrimônio cultural e natural da humanidade pela UNESCO em 2019, fica localizada na divisa entre Rio de Janeiro e São Paulo, tornando possível o acesso a partir de ambos os estados. O aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, está a 240 km de distância, enquanto o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, está a 280 km de distância de Paraty.
Durante o outono, a cidade fica mais tranquila, sendo uma ótima oportunidade para explorar as trilhas da região. Uma das mais famosas é o Caminho do Ouro, construído pelas pessoas escravizadas entre os séculos XVII e XIX, tendo como base as trilhas utilizadas pelos indígenas guaianases.
A entrada para o Caminho do Ouro em Paraty encontra-se no bairro Penha, em frente à Igreja da Penha, mas é somente permitido o acesso com guias autorizados, porque o caminho atravessa propriedades privadas.
Outra ótima opção para o outono em Paraty é fazer trekking pela Cachoeira do Saco Bravo. O percurso apresenta um relevo desafiador, com a necessidade de transpor dois morros. Com trechos íngremes de subida e descida, o trajeto tem 3,2 km (somando 6,4 km ida e volta) e é considerado de nível difícil, exigindo habilidade dos praticantes.
O que fazer na Chapada Diamantina no outono
Localizada no coração da Bahia, a Chapada Diamantina é um destino perfeito para quem busca contato com a natureza. Situada a 420 km de Salvador, a área ganhou esse nome devido à sua história como um importante centro de extração de diamantes no século XIX.
Durante o outono, o clima do local é ameno, as cachoeiras estão com mais água devido às chuvas de verão e caminhar pelas trilhas fica mais agradável. Entre os pontos turísticos do Parque Nacional, destaca-se o Poço Encantado, uma gruta que abriga um lago de água translúcida. Sua profundidade, que varia de 20 a 60 metros, é nítida graças à transparência da água, e a caverna se estende por 98 metros de comprimento e 49 metros de largura.
A Cachoeira da Fumaça também é ótima nessa estação e pode ser acessada tanto por cima quanto por baixo. A opção mais comum e de fácil acesso é o topo, que oferece uma vista deslumbrante da cachoeira. Já lá embaixo, é possível tomar banho na sua cascata, mas o percurso exige mais esforço físico e tem um total de 36 km, com nível de dificuldade alto.
O que fazer no Pantanal no outono
O Pantanal é uma das regiões mais preservadas do Brasil e um dos ecossistemas mais ricos do mundo, com uma das maiores planícies alagadas do planeta. Localizado na região centro-oeste do Brasil, ocupando territórios de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, se estende por cerca de 210.000 km², sendo aproximadamente 80% de seu território em solo brasileiro, e o restante em território boliviano e paraguaio.
O outono no Pantanal é uma estação de transição, caracterizada pelo fim do período chuvoso e início da seca. Embora ainda possa haver chuvas e temperaturas elevadas no início do outono, as noites começam a ficar mais frias. É uma época ideal para o ecoturismo no local, permitindo aos visitantes explorarem a rica flora e fauna do Pantanal.
Essa época é uma ótima oportunidade para fazer um safári fotográfico. O passeio é feito em carro adaptado e oferece segurança aos visitantes, permitindo explorar diferentes áreas para avistar as mais variadas espécies de animais. É comum observar tamanduás, jacarés, cervos, antas, capivaras, tatus, lobinhos, queixadas e diversas aves. Se tiver sorte, pode-se ter um encontro com jaguatiricas e a majestosa onça-pintada.
O que fazer na Chapada dos Veadeiros no outono
Localizada em Goiás, a cerca de 325 km de Brasília, a Chapada dos Veadeiros é um destino perfeito para o ecoturismo. Durante o outono, a temperatura amena e o céu limpo proporcionam uma experiência única de contato com a natureza.
São diversas opções de mirantes, trilhas e cachoeiras, como a famosa Santa Bárbara, para explorar. Situada na cidade de Cavalcante, uma das três principais cidades que abrigam o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a cachoeira se encontra em um perímetro de aproximadamente 250 mil hectares.
Para chegar à cachoeira de Santa Bárbara, é necessário fazer uma trilha de 3 km (ida e volta), de nível fácil, em campo aberto, perfeita para ser realizada no outono. Na primeira parada você se encanta com a Santa Barbarinha, miniversão da cachoeira mais famosa. Seguindo em frente, você chega à majestosa, com seus 30 metros de queda livre e um poço de águas cristalinas.
A trilha Saltos do Rio Preto, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, possui quatro atrativos: salto de 120 metros (apenas Mirante dos Saltos), salto de 80 metros (cachoeira do Garimpão), cachoeira do Carrossel e a Corredeiras. É uma trilha difícil, de 13 km ida e volta, com muitos declives e aclives, mas oferece a oportunidade de explorar o cerrado e observar animais silvestres.
O que fazer no Jalapão no outono
Localizado no extremo leste do estado do Tocantins, o Jalapão é uma região de cerrado e dunas, com paisagens únicas e preservadas, sendo um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil.
Durante o outono, a vegetação permanece verde e as chuvas já passaram. As temperaturas mais amenas tornam atividades como passeios pelas dunas e trilhas no cânion Sussuapara mais acessíveis.
As dunas do Parque Estadual do Jalapão são formadas pela erosão das rochas de arenito da Serra do Espírito Santo e são um dos pontos mais famosos para apreciar o pôr do sol. Uma trilha de 20 minutos leva ao topo da duna principal, de onde é possível contemplar a paisagem do “deserto” formado em meio ao cerrado. O curso d’água corta a região e as flores que embelezam o cenário.
O Cânion do Sussuapara, localizado a 12 km de Ponte Alta, é ótimo para quem chega ao Jalapão por Palmas. Com apenas 12 metros de altura, as paredes de pedra crescem em meio à vegetação do cerrado, criando uma cortina natural com água que brota durante todo o ano. A trilha para chegar lá é curta e fácil, levando apenas alguns minutos a partir do estacionamento, com uma descida final um pouco íngreme e com pedras.
Então, gostou dos cinco destinos para aproveitar o outono? Qual deles você vai escolher para a sua viagem nesta estação tão charmosa? A 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços para pacotes de viagem e passagens aéreas. Partiu conhecer mais do Brasil?!