Queijo canastra é escolhido o melhor do mundo em plataforma colaborativa online
A culinária de Minas Gerais, mundialmente reconhecida, comemora uma nova conquista nesta semana. O queijo Canastra apareceu na primeira posição em uma lista com os 50 melhores queijos do mundo, elaborada pelo TasteAtlas, que se intitula “o atlas da comida mundial”.
Fomentando o turismo gastronômico no estado, os queijos artesanais mineiros tiveram seus processos de produção, que remontam a mais de dois séculos, preservados pelos produtores e são reconhecidos como patrimônio imaterial brasileiro desde 2008.
Confira como o ranking foi elaborado e conheça as principais características do queijo Canastra.
Você vai ler sobre
- Canastra aparece na primeira posição em lista de melhores queijos
- Conheça um pouco mais sobre o queijo Canastra
- Turismo gastronômico na Rota do Queijo da Canastra
Canastra aparece na primeira posição em lista de melhores queijos
De Minas para o mundo. O queijo Canastra apareceu na primeira posição em uma lista com os 50 melhores queijos de diversos países do globo, elaborada pelo TasteAtlas, que se intitula “o atlas da comida mundial”.
O ranking foi divulgado na terça-feira, 21 de junho, nas redes sociais do site e colocou a iguaria mineira à frente de queijos mundialmente conhecidos como grana padano, pecorino e gorgonzola. E mais: o Canastra foi o único de produção brasileira a figurar entre os 50 primeiros colocados da lista.
O TasteAtlas é uma plataforma colaborativa, nos mesmos moldes do Wikipedia, em que os próprios usuários vão alimentando as páginas, enviando fotos, comentários e atribuindo notas a pratos e iguarias do mundo todo.
Embora os critérios da avaliação não sejam claros, a notícia é para comemorar. No Instagram do TasteAtlas, entusiastas do queijo mineiro elogiaram a primeira colocação do Canastra. “Orgulho de ser Canastrer!”, escreveu um usuário, animado.
Conheça um pouco mais sobre o queijo Canastra
O queijo Canastra ficou tão famoso que o seu modo de produção é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio cultural imaterial brasileiro desde 2008.
Muitos acreditam que Canastra é um tipo de queijo, mas, na verdade, é o nome do local em que a iguaria é produzida: Serra da Canastra, no sudoeste mineiro. Só podem ser chamados assim os produtos feitos lá na região, de forma artesanal, com leite cru e sem pasteurização.
A história deste laticínio remonta à época do Ciclo do Ouro, quando Minas ainda era uma capitania hereditária e atraia muitos imigrantes portugueses. Até os dias de hoje, os produtores ainda respeitam os tradicionais processos, realizados em pequenas propriedades da agricultura familiar.
Traduzindo em números, a produção de queijos artesanais em Minas Gerais chega a 85 mil toneladas ao ano, gerando emprego e renda para cerca de 30 mil famílias e faturando R$ 1,1 milhão por ano, segundo a Empresa de Assistência Técnica Rural (Emater-MG).
De acordo com a Associação dos Produtores de Queijo da Canastra (Aprocan), “aqui na região ainda fazemos o queijo do mesmo jeito, mantendo uma tradição de mais de 200 anos. Seguimos as normas e boas práticas exigidas para a produção de queijo artesanal, para garantir um produto de alta qualidade”.
Parte importante da identidade gastronômica mineira, o produto tem até uma data comemorativa. Em 16 de maio, o Dia dos Queijos Artesanais de Minas Gerais celebra essa tradição secular e visa cultivar e preservar os modos de produção tradicionais.
Raphael Ursino, colunista do Conexão123, elaborou um conteúdo especial com três lugares em BH para experimentar o legítimo queijo canastra.
Turismo gastronômico na Rota do Queijo da Canastra
O turismo gastronômico é um dos destaques do estado de Minas Gerais. A culinária mineira tem fãs por todo o Brasil e pelo mundo!
Para quem deseja conhecer os processos artesanais e os principais produtores do queijo, visitando as propriedades onde são feitos, pode criar um roteiro para visitar a Rota do Queijo da Canastra.
O circuito engloba cidades interessantes como São Roque de Minas, Delfinópolis, Piumhi, Vargem Bonita e Bambuí e oferece, além da cena gastronômica, belas paisagens naturais, como as do Parque Nacional da Serra da Canastra.
Para conhecer esse e outros destinos incríveis do Brasil e do mundo, conte com a 123milhas. Aproveite os melhores descontos em hospedagens, passagens e pacotes para sua viagem.