Rota da cerveja: destinos nacionais para celebrar o Dia da Cerveja
Se você é fã de uma boa cerveja gelada, já pensou em conhecer destinos cervejeiros espalhados pelo Brasil? Além de apreciar o sabor, ao visitar fábricas e cidades tradicionais, é possível acompanhar a produção e ainda conhecer um pouco mais sobre a história da bebida.
A cerveja tem até uma data para celebrar sua criação. O Dia Internacional da Cerveja, comemorado na primeira sexta-feira de agosto, foi instituído em 2007, em Santa Cruz, na Califórnia. A ideia surgiu com o propósito de unir os apreciadores da bebida em todo o mundo para saboreá-la, além de celebrar aqueles que fabricam e os que servem a cerveja.
Preparamos uma rota da cerveja no Brasil especialmente para você! Acompanhe as dicas do Conexão123 e se prepare para ficar com água na boca.
Você vai ler sobre
Belo Horizonte
Paixão mundial, a mistura de lúpulo, malte e cevada também conquistou o coração dos belo-horizontinos e dos mineiros. A região metropolitana de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, conta com diversas cervejarias artesanais, que, além de receber visitantes, oferecem degustação e brindes.
Segundo o Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas), existem no estado 41 cervejarias artesanais, sendo 15 no município de Nova Lima, vizinho à capital. A legislação do município dá incentivos fiscais a esse tipo de negócio, o que explica a formação do polo da cevada na região.
A Hofbräuhaus é perfeita para quem busca sabores tradicionalmente alemães. Com sede em Munique e filiais nos Estados Unidos, Austrália, Itália, Dubai, China e Japão, no território brasileiro, a empresa decidiu sediar sua primeira e única unidade na América Latina em Belo Horizonte.
O espaço, aconchegante e descontraído, tem capacidade média para 350 pessoas e dispõe ainda de um restaurante, que serve deliciosos pratos típicos da gastronomia bávara. Para acompanhar o processo de produção, faça uma visita guiada. Os ingressos estão disponíveis no site da cervejaria e custam cerca de R$ 60 por pessoa.
Considerada a primeira cervejaria artesanal de Minas Gerais, a Krug Bier também recebe cervejeiros em suas instalações, em Nova Lima. Os visitantes podem participar de um tour guiado, que passa pela história e produção das cervejas da marca.
Ao fim da jornada, é entregue um Kit Experiência Krug, que contém uma taça exclusiva para a degustação de diferentes tipos de cerveja. A atividade custa R$ 69 por pessoa e os ingressos devem ser adquiridos no site oficial. Fique atento às exigências de vestimenta e aproveite o passeio!
A Grande Belo Horizonte possui muitas outras cervejarias artesanais premiadas e que valem a pena a sua visita:
- Küd
- Backer
- Loba
- Prussia Bier
- Uaimií
- Verace
- Wäls
Agende o seu pacote de viagem para Minas Gerais e monte a sua própria rota da cerveja!
Blumenau
É muito difícil falar de cerveja no Brasil e não se lembrar da Oktoberfest, não é mesmo? A festa que acontece anualmente em Blumenau, município do estado de Santa Catarina, recebe milhares de turistas entusiasmados para apreciar as delícias servidas pelas mais de seis fábricas de cerveja de Munique.
A cidade é conhecida como a capital nacional da cerveja, título concedido em 2017 pelo governo federal. Blumenau também abriga a única escola de ensino superior sobre cerveja e malte da América Latina, além do Museu da Cerveja, fundado em 1996 e que recebe cerca de 50 mil turistas por ano.
Existem empresas de turismo que percorrem a Rota da Cerveja em Blumenau. O passeio dura aproximadamente sete horas e conta com visitas guiadas às cervejarias locais. Também é possível fazer a Rota e conhecer as cidades nos arredores por conta própria, de carro alugado, por exemplo.
Em 2022, a Oktoberfest Blumenau receberá uma nova marca, que será a representante da festa. Uma das mais antigas puro malte do mundo, com uma tradição cervejeira desde 1397, a Spaten chega para deixar ainda mais vivas as celebrações da tradição alemã.
Em Munique, o evento se inicia após a abertura do primeiro barril de Spaten, e agora em Blumenau a tradição germânica também estará presente, reforçando a conexão entre o Brasil e a Alemanha.
Existem muitas outras cervejas, com fermentações, gostos e tonalidades diferentes, que você não pode deixar de saborear, sendo algumas delas:
- Paulaner
- Augustiner
- Hofbräu
- Hacker Pschorr
- Lowenbrau
Petrópolis
Conhecida como a Capital Estadual da Cerveja, Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, abriga a primeira cervejaria do Brasil – a Bohemia, inaugurada em 1853. Desde então, o destino segue sendo referência quando o assunto é malte e lúpulo.
São mais de oito fábricas e 20 marcas locais que integram o Circuito Cervejeiro de Petrópolis, além das feiras dedicadas à bebida que acontecem na cidade durante o decorrer do ano. Ademais, no município acontece a Bauernfest, 2ª maior festa que homenageia a cultura alemã do Brasil.
Em Petrópolis são produzidos rótulos muito famosos e consumidos por milhões de brasileiros, como Itaipava, Crystal, Lokal, Black Princess, Petra e Weltenburger, todos pertencentes ao Grupo Petrópolis.
A fábrica modelo do grupo, localizada em Teresópolis, a pouco mais de 1 hora de Petrópolis, conta com cinco linhas de produção, sendo duas de envasilhamento de garrafas: uma com capacidade produtiva de 50 mil por hora e outra de 40 mil. Um verdadeiro paraíso para os amantes de cerveja!
Já imaginou acompanhar tudo isso de perto? O Grupo Petrópolis oferece aos visitantes um passeio muito bacana, chamado de Beer Tour. Ele é gratuito e aberto apenas para maiores de 18 anos. A atração acontece nas fábricas de Petrópolis, Teresópolis, Itapissuma e Alagoinhas.
Da chegada da cevada ao envase das latinhas e garrafas, você pode vivenciar o trabalho dos mestres cervejeiros e ainda conhecer os segredos da bebida que é amada no mundo inteiro.
Para fazer o agendamento, é necessário encaminhar o nome completo e o RG de todos os visitantes para o e-mail do Beer Tour ([email protected]). Os grupos são de até 40 participantes por visita.
História da cerveja no Brasil
A história da chegada da cerveja ao Brasil se iniciou por volta de 1640, assim que a Companhia das Índias Orientais desembarcou em terras brasileiras, junto com os holandeses, que trouxeram consigo algumas amostras da bebida.
Foram trazidos também receitas e o equipamento necessário para que a bebida fosse preparada aqui. Porém, a cachaça e o vinho eram amplamente consumidos, e a cerveja acabou não ganhando tantos adeptos.
Em 1808, a Família Real de Portugal trouxe de volta a bebida ao Brasil, pois o rei Dom João gostava bastante de uma cervejinha e logo decretou a abertura dos portos.
Até meados de 1814, a cerveja consumida no país era exclusivamente da Inglaterra, já que os ingleses dominavam o mercado cervejeiro. A partir da segunda metade do século XVIII, por conta da imigração, a preferência nacional passou a ser a cerveja alemã.
Mais clara, límpida e com um sabor mais elaborado, ela agradou o paladar dos brasileiros e, até os dias atuais, está no topo do ranking para os amantes de uma boa cerveja gelada.
Que tal conhecer todos esses destinos de perto? Conte com a 123milhas! Conheça os pacotes de viagem e agende seu próximo passeio!