Lugares para comer

Tem que comer em Goiânia

31 de dezembro de 2021

Misturando influências das gastronomias mineira e paulista, e carregando traços da culinária de origem indígena brasileira, comida boa e de tradição é o que não falta em Goiânia. Arroz com pequi, empadão goiano, galinhada, biscoito de queijo, pamonha e guariroba são alguns dos pratos e ingredientes típicos da cidade. Contudo, para além deles, existe uma cozinha vasta e costumes muito criativos na hora de comer que só encontramos na culinária goiana! Peixe na telha, panelinha, mané pelado, castanha de baru, chica doida, sorvetes e picolés de frutos do cerrado. Quer conhecer mais sobre esse tempero e saber onde e o que você tem que comer em Goiânia? Vem com a gente!

Comidas típicas

É quase impossível não lembrar das raízes do Brasil quando se pensa em Goiânia. A cidade dispõe de uma infinidade de opções gastronômicas e experimentar as comidas tradicionais presentes nesses espaços é a melhor forma de conhecer um pouco mais sobre a cidade e os costumes goianienses.

Arroz com pequi

Mais básico que arroz com feijão só arroz com pequi em Goiânia! Incorporado à culinária da cidade desde muito cedo pela simplicidade, sabor marcante e abundância no território, esse fruto típico da região do cerrado é muito presente no dia a dia dos goianienses. Os restaurantes Fogão Caipira, no setor sul, e Chão Nativo, no setor oeste, são duas boas opções de cozinha local para comer esse prato que normalmente é feito com a base em gordura de banha de porco ou vegetal, arroz e pequi natural ou em conserva.

Empadão goiano

Empada é um tipo de receita bastante conhecida na cozinha brasileira, mas, como se diz por aí, o empadão goiano só há um! Com muitas possibilidades de recheio e tamanho que vale por uma refeição completa, esse prato é a cara da multiculturalidade, fartura e simpatia goianiense. E para saborear o empadão em Goiânia, o espaço Empadão T2 é uma das referências de comida caseira, acessível e com receita que vem de gerações.

Empadão goiano

Galinhada

Galinha caipira e arroz bem temperado cozidos juntos são a base deste prato que, em Goiânia, pode incluir pequi, cebolinha e o que mais existir de agradável no paladar. É muito importante para os goianienses que a “canja sem caldo”, como costumam chamar, venha com o osso do frango e seja bem servida. A galinhada é uma receita típica das festas na região, essencialmente consumida em comemorações animadas e servindo como uma boa alimentação antes ou após a ingestão de bebidas alcoólicas.

O Simbora Restaurante é um espaço conhecido em Goiânia por servir a famosa galinhada 24 horas por dia! Com exceção dos dias de Natal e Ano Novo.

Galinhada

Pamonha

Pamonha é algo tão sério em Goiânia que tem até concurso para eleger as melhores pamonharias da cidade. Comparada com outras regiões do Brasil, lá, a receita varia bastante no modo de fazer e comer. Doce ou salgada. Cozida, frita ou assada. Temperada e recheada. Fato é que a pamonha goiana tem se mantido como uma das maiores tradições culinárias goianiense.

Nos últimos anos, os restaurantes Frutos da Terra e Pamonha Oeste têm disputado o lugar de produzir a melhor pamonha de Goiânia. Fica a dica!

Pamonha

Biscoito de queijo

Simples, barata e fácil de fazer! Essas são as características desse quitute goiano com cheiro e sabor de casa. O biscoito de queijo é uma receita parecida com o pão de queijo mineiro, mas que se diferencia pelo formato e a medida de polvilho doce. Uma delícia artesanal que vai muito bem na hora do café da manhã ou da tarde.

Biscoito de queijo

Guariroba

Você sabe o que é Guariroba ou Gueroba? Não? Pois em Goiânia o interior dessa palmeira nativa oferece um tipo de palmito-amargoso bastante consumido nas receitas tradicionais. Arroz de Goiânia, empadão, saladas e até como acompanhamento de frango caipira. Quem vai a Goiânia tem que comer Guariroba!

Guariroba

Festa Junina

Goiânia tem um roteiro incrível com as melhores festas juninas do país. Na parte da culinária a cidade não deixa por menos e oferece delícias que dão vontade de provar durante o ano inteiro.

Chica Doida

Uma invenção original e bem comum na época das comemorações juninas em Goiânia é a chica doida. Esse prato é feito com uma massa de milho e surgiu por causa de um improviso na hora de embrulhar pamonhas e não ter palhas de milho. O sabor é muito querido entre os goianienses por conter linguiça, bacon, queijo e pimenta de forma presente e marcante.

Chica Doida

Bares goianos

Na capital de Goiás o que não falta é um bom bar para curtir com os amigos. A cidade investe bastante nesse segmento e tem a fama de ter os melhores botecos para aproveitar aquela música sertaneja!

Bar Marronzinho

Conhecido por servir uma grande variedade de pescados, o Bar Marronzinho fica no setor sudoeste de Goiânia e é uma ótima pedida se você for visitar a cidade. Tucunaré, Caranha na chapa, Pintado ao molho entre outras preparações podem ser encontradas por lá. Inclusive, o famoso peixe na telha, acompanhado de camarão, cerveja gelada e boas histórias para contar.

Peixe na telha

Carne de Sol 1008

Com uma culinária voltada para a cozinha nordestina, o Carne de Sol 1008 encanta goianienses e visitantes por ser um bar e restaurante que serve uma boa e típica receita de panelinha goiana. Esse prato muito difundido na cultura local leva linguiça, carne de sol, arroz e queijo gratinado. O preço e o serviço do restaurante são bastante elogiados. A noite por lá costuma ser muito agitada e saborosa!

Glória Bar e Restaurante

Para quem procura por lugares com música ao vivo em Goiânia, o Glória Bar é um botequim musical com clima fortemente boêmio. As cervejas artesanais, os drinks e aperitivos de bom gosto também agradam bastante!

Boteco Posto 15

Ambiente ideal para um happy hour, o Boteco Posto 15 é um bar goianiense muito estiloso que oferece deliciosos petiscos para dividir com os amigos ao som do rock and roll. O espaço também é uma boa opção para quem quer fugir do tradicional e provar pratos da gastronomia brasileira, mexicana e japonesa em um só lugar!

Churrascaria Favo de Mel

Uma opção para os apreciadores do churrasco de qualidade é um passeio pela Churrascaria Favo de Mel. O ambiente é amplo e com um buffet bastante farto. Lá também é um excelente espaço para quem gosta de um bom vinho e de comer uma sobremesa saborosa após o rodízio de carnes.

Sobremesas goianas

Delícias doces fazem parte de qualquer boa culinária. Em Goiânia, as sobremesas costumam ser caprichadas e carregadas de costumes regionais.

Mané Pelado

Você sabe porque o bolo de mandioca de tabuleiro, em Goiânia e região, é conhecido por Mané pelado? A história é engraçada e difícil de comprovar. Dizem que tudo começou com um simples vendedor ambulante, chamado Manoel, que diante do calor típico da região do Goiás vendia o quitute sem vestir camisa. Daí o apelido dessa famosa sobremesa goiana que você encontra em muitas padarias e docerias da cidade. O prato é produzido na versão tradicional ou acompanhado de queijo!

Castanha de Baru

A castanha de baru vem do baruzeiro, uma árvore do Cerrado, popular em regiões do centro-norte do Brasil como Goiás. Na gastronomia, ela tem sido utilizada em diversos preparos por ser uma oleaginosa de consistência firme e sabor ameno. Para sobremesas, o baru acompanha muito bem os doces finos. A Confeitaria Richesse em Goiânia é a melhor escolha para quem aprecia esse tipo de gastronomia complexa.

Castanha de baru

Sorvetes e Picolés

Os frutos do cerrado são iguarias exóticas tão deliciosas que se tornaram uma importante variação de sabores na área das sobremesas geladas. Mangaba, Murici, Gabiroba, Pequi, Mutamba, Buriti, entre outros. O clima quente típico de Goiânia pede um sorvete ou picolé com os sabores mais incomparáveis do Brasil.

Deu água na boca? Se você gostou desse verdadeiro tour gastronômico não pode deixar de ler sobre os lugares que você tem que conhecer em Goiânia!