Lugares para comer

Cinco bares no Rio de Janeiro para aproveitar um chorinho

28 de abril de 2022

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais boêmias do Brasil. Sol, mar, praia, samba e cerveja. Quem não gosta de estar em um ambiente agradável, ouvindo música e bebendo com os amigos? 

Terra de grandes sambistas, a cidade maravilhosa é um marco do ritmo que é considerado patrimônio nacional. Se o boteco acompanhado de um sambinha é o que te faz feliz, acompanhe nossas dicas! Listamos 5 bares no Rio de Janeiro para aproveitar um chorinho ao vivo.

Você vai ler sobre

Samba no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é o berço do samba. O gênero é considerado um dos mais originais do Brasil. Nasceu nos morros da capital carioca em meados de 1860, originado dos batuques dos escravos que cantavam seu cotidiano. 

Repique, flauta, cavaquinho e pandeiro. Foi na capital carioca que grandes nomes do samba nasceram. Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Cartola. Referências não faltam para enumerar. 

O samba traz alegria e felicidade para quem ouve e quem toca. As rodas e chorinhos estão no DNA do Rio de Janeiro. De quem mora, a quem visita, é impossível não ouvir o ritmo pelas ruas e avenidas da cidade.

O cavaquinho é um instrumento utilizado por sambistas | Rapaz sentado tocando samba | Conexão123

As rodas de samba alegram as noites cariocas

Bafo da Prainha

Procurando onde ir no Rio de Janeiro? Dar uma passada pelo Bafo da Prainha no início da noite pode ser uma boa. Um dos bares mais prestigiados do Rio de Janeiro, o boteco ocupa a nona posição no ranking da Times Out. Além disso, foi vencedor do Prêmio Rio Show na categoria Melhor Ao Ar Livre.

Inaugurado em 2021, o Bafo da Prainha é um ambiente acolhedor. Ele fica no Largo São Francisco e tem um clima de happy hour. As mesas são externas e espaçadas. Os clientes entram apenas para usar o banheiro.

Outro ponto que chama atenção, é que os shows acontecem em uma varanda. Uma proposta diferente que dá um charme a mais para o lugar. Apesar de novo, o Bafo da Prainha é um bom bar para ouvir samba ao vivo no Rio de Janeiro

O Bafo da Prainha foi inaugurado em 2021 | Aglomerado de pessoas em frente a um bar | Conexão123

Cardápio simples e saboroso é oferecido no Bafo da Prainha

Cardápio

Gosta de beliscar petiscos e jogar conversa fora nas mesas de botequim? O Bafo da Prainha tem um cardápio bem variado e diferente. A especialidade da casa é o espetinho feito no latão. A maionese verde temperada, queridinha de quem passa por lá, dá um toque especial aos pratos. 

O pão de alho é servido com um arroz soltinho e farofa de bacon. As louças são simples, peças que muitos brasileiros tem em casa. Gosta de novidades? Então indicamos o Trio de Ferro: bolinho de cupim defumado e empanado. 

Carioca da Gema

O Café Musical Carioca da Gema é o puro suco do Rio de Janeiro. Com muita música, alegria e samba, o bar foi inaugurado em 2000. O casarão de dois andares fica na Lapa, um dos bairros mais agitados da cidade. O espaço é dividido em quatro andares e conta com salão principal, varanda e jirau. 

As atrações musicais encantam quem passa por lá. Uma das mais famosas rodas de samba do Rio de Janeiro, o lugar já recebeu grandes artistas. Um ambiente descontraído, com bom serviço e cerveja gelada. 

O local se enquadra em happy hours e comemorações noturnas. Mesmo à noite, o Carioca da Gema carrega o espírito do sol, praia e futebol. Uma opção de botequins para conhecer fora da Zona Sul.  

Bar Carioca da Gema é tradição carioca | Saguão do bar Carioca da Gema | Conexão123

Bar Carioca da Gema é famoso por sua roda de samba e shows ao vivo

Cardápio

O Carioca da Gema contempla todos os gostos quando o assunto é bebida e comida. Os preços são bem regulares, sem fugir do padrão da cidade. No cardápio você vai encontrar os petiscos tradicionais, como espetinhos e sanduíches. Mas se você busca uma nova experiência, pode apostar na tábua carioca ou no sanduíche de pernil. 

Para sobremesa, a torta de chocolate é uma ótima pedida. Eles ainda oferecem garrafas e combos para beber com a galera. São diversos rótulos de cerveja, drinks com especiarias e cachaças. 

Beco do Rato

O Beco do Rato se denomina como uma casa de samba no Rio de Janeiro. O título já adianta o que você vai encontrar por lá: música ao vivo e alegria. Simples e aconchegante, ele faz parte da lista de bares da Lapa. 

A decoração remete aos grandes mestres do samba. Nas paredes, imagens e desenhos que reproduzem momentos da cultura popular. 

A casa é interligada entre a área interna e externa. Do lado de fora acontece uma roda de samba ao ar livre. Mas não se preocupe! Em dias de chuva, o som ocorre dentro do ambiente. Para aproveitar os shows, é necessário fazer uma pré-reserva no site do estabelecimento. 

Beco do Rato traz decoração nostálgica da bossa nova | Roda de samba | Conexão123

O bar Beco do Rato fica na Lapa, bairro boêmio do Rio de Janeiro

Cardápio

Apesar de comum, o cardápio é bastante completo e não deixa a desejar. No Beco do Rato você encontra opções de o que comer no Rio de Janeiro. A especialidade de lá é o pastel de angu. 

Batata frita, calabresa frita, filé mignon com pimenta biquinho. Tudo o que um bom bar pode oferecer. Um ótimo espaço para prestigiar grandes artistas e comer uma boa refeição. As bebidas são diversas. Você encontra cerveja gelada, bebidas quentes e a famosa cachaça de milho, uma iguaria mineira. 

Bar Urca

Vencedor da categoria Melhor Visual do Rio, o Bar Urca é tradição carioca. O visual é de tirar o fôlego! Enquanto apreciam a vista da Baía de Guanabara, os clientes aproveitam para fazer um brinde e jogar conversa fora. Um ambiente tranquilo, o estabelecimento fica do outro lado da rua. Porém, a mureta serve como mesa e banquinho. 

As atrações musicais são diversas. Mas a Música Popular Brasileira tem destaque. É indicado por turistas e cariocas como um dos melhores locais para ouvir samba ao vivo no Rio. O espaço, que existe desde 1939, é considerado Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro

Cerveja gelada, gastronomia e uma linda vista da Baía de Guanabara | Drink e petiscos na mureta do Bar da Urca. Conexão123

Aproveite para brindar com amigos na mureta do Bar Urca

Cardápio

Os litros de cerveja são vendidos por um valor padrão. Os pastéis de queijo, carne, siri e camarão vão super bem com uma gelada. As empadas de carne seca ainda complementam a lista de petiscos. 

O Bar da Urca tem também caldo de feijão, camarão à milanesa e lula à dorê, prato muito bem quisto pelos clientes. As porções são servidas dentro do espaço, mas podem ser levadas até a mureta. Todo um charme. Um bar que é a cara do Rio de Janeiro.

Bar Bracarense

Em busca de um botequim com almoço, jantar, drinks, petiscos e aberto até tarde? Conheça o Bracarense. Um dos melhores bares da Zona Sul do Rio de Janeiro. Com um estilo mais tradicional, o espaço relembra os tempos da bossa nova e partido alto. 

O Bracarense já foi mencionado duas vezes no The New York Times como o melhor bar do Brasil. Com isso, é de se imaginar que ele tenha muito a oferecer. Se você gosta de um estilo mais vintage, esse pode se tornar seu estabelecimento favorito no Rio de Janeiro.

As rodas de samba dão um ar mais descontraído e divertido ao espaço. Um lugar e tanto para cantar suas músicas favoritas à plenos pulmões. 

Bar Bracarense ganhou uma casa em São Paulo | Pessoas em pé em frente a um bar | Conexão123

Bar Bracarense é um dos melhores bares da Zona Sul do Rio de Janeiro

Cardápio

O bolinho de camarão com catupiry faz sucesso por lá. O Bar Bracarense é conhecido pela qualidade de seus petiscos. O sanduíche de pernil com queijo e abacaxi é um prato para se aventurar. Quem provou indica! 

Prove também o pastel de carne seca e o caldo de feijão. Quitutes que são a cara do Rio de Janeiro. Tudo isso pode ser acompanhado de um chopp gelado. Verdadeiro clássico carioca. 

Pensando em reservar um pacote de viagem para o Rio de Janeiro? Agende a sua viagem com a 123Milhas e aproveite!