5G: quais os impactos da quinta geração de internet móvel no turismo brasileiro
A quinta geração de internet móvel, o 5G, começou a funcionar no Brasil em julho e promete uma revolução: conexão com velocidade ultrarrápida, avanços em tecnologias como carros autônomos e inteligência artificial e a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo.
No turismo brasileiro, em particular, a nova tecnologia também terá impactos importantes, sobretudo no setor aéreo, aumentando a pontualidade e a segurança dos aeroportos.
Quer saber todos os detalhes dessa nova tecnologia e como ela será aplicada no segmento turístico brasileiro? Confira com o Conexão123.
Você vai ler sobre
- 5G está funcionando no Brasil desde quando?
- 5G terá impactos positivos para o setor de turismo no Brasil
5G está funcionando no Brasil desde quando?
A primeira capital a ter oferta em larga escala da quinta geração de internet móvel foi Brasília. O 5G também já foi habilitado em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre. Na maior metrópole do país, São Paulo, a operação iniciou-se no começo de agosto.
As melhorias que o 5G tende a trazer para o Brasil poderão elevar o Produto Interno Bruto (PIB) em US$ 1,2 trilhão até 2035, segundo estimativa feita pela Nokia e pela consultoria Omdia.
A tecnologia deve resultar em aumento de produtividade, surgimento de novos negócios e queda nos custos de produção. Quando estiver em pleno funcionamento, a rede incluirá o Brasil aos 60 demais países que já possuem a tecnologia. O prazo para todas as capitais receberem o 5G é 29 de setembro de 2022 e a previsão é que chegará a todas as cidades do Brasil até dezembro de 2029.
Para usar a quinta geração de internet móvel, é necessário ter aparelho e chip compatíveis com a conexão, ser cliente de alguma operadora que ofereça o serviço e estar na área de cobertura.
E quais são as principais vantagens do 5G?
- Velocidade: o tempo de latência, ou seja, o tempo mínimo de resposta entre um aparelho e os servidores de internet, aquele “delay” que acontece em ligações de vídeo, por exemplo, é reduzido consideravelmente. A transmissão de dados será mais rápida que na tecnologia 4G
- Redução do tempo de espera: o tempo de comunicação entre os dispositivos pode ser de 1 milissegundo
- Densidade de conexão: pode-se conectar mais dispositivos por quilômetro quadrado, aproximadamente 1 milhão, na comparação com os 10 mil da tecnologia 4G
- Eficiência energética: a duração da bateria dos telefones aumenta, visto que agora é a rede que gera a maior parte dos dados. Para algumas das tecnologias que se aplicam ao setor turístico, como a realidade virtual ou a realidade aumentada, a nova rede tem maior largura de banda
5G terá impactos positivos para o setor de turismo no Brasil
No segmento de turismo no Brasil, essas inovações têm o potencial de revolucionar o setor, que já está em pleno crescimento. O uso da inteligência artificial e da internet das coisas (IoT), conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a rede mundial, trará benefícios tangíveis em termos de experiência do usuário e até mesmo na redução de custos de viagens.
Mudanças na logística e nos meios de transporte
A nova rede 5G aumenta a pontualidade e a segurança nos aeroportos, estações de trem, rodoviárias e até mesmo nas rodovias, com os carros autônomos. As informações para os passageiros serão mais precisas e transmitidas em tempo real.
A inteligência artificial conectada ao 5G vai ajudar a resolver alguns dos principais gargalos em aeroportos e nas fronteiras. Com a IA será possível, por exemplo, reconhecer marcas, sinais únicos e características do material para distinguir entre bagagens aparentemente idênticas e combiná-las com o passageiro correto.
Além disso, o 5G permitirá que as aeronaves da próxima geração troquem grandes quantidades de dados. A transmissão rápida dos dados da aeronave e a análise desses dados permitirão uma manutenção mais proativa, partidas mais pontuais e, ainda mais importante, uma melhor experiência ao viajante.
Integração dos hotéis
A integração dessa tecnologia na rede hoteleira será imprescindível para o setor. Quartos conectados, assistentes de voz, chatbots, internet das coisas, entre outros avanços, serão muito mais eficazes com a tecnologia 5G.
A nova rede vai permitir aos hotéis oferecer serviços inovadores e mais personalizados, a fim de criar experiências únicas para os clientes.
Congressos, reuniões e festivais
O uso da realidade virtual e aumentada durante um evento será muito mais eficiente com o aumento da banda e a redução do tempo de latência.
A tecnologia 5G reduz a necessidade de Wi-Fi, o que vai simplificar e melhorar a entrega de conteúdo on-line, bem como possibilitar interações ao vivo durante as conferências.
Em grandes concentrações, como reuniões, festivais e eventos os mais variados, as redes estarão menos congestionadas, o que vai beneficiar os participantes, que não terão dificuldade em interagir e publicar as fotos dos acontecimentos nas redes sociais.
Experiências culturais imersivas
A tecnologia 5G vai ajudar ainda que as experiências culturais sejam muito mais imersivas e interativas, graças aos avanços da realidade virtual e aumentada. A nova rede permitirá, por exemplo, que os museus possam digitalizar e armazenar virtualmente todos os tesouros culturais mantidos em seus acervos e a robótica apoiará o trabalho dos curadores.
O Museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia, testou a tecnologia 5G para restaurar um objeto de arte com grande precisão, à distância, por meio de um braço robótico.
Para conhecer os melhores pontos turísticos do Brasil e do mundo, conte com a 123milhas. Aproveite as condições para comprar passagens aéreas em promoção ou escolher pacotes de viagem!