O que fazer na Ilha do Mel (PR): pontos turísticos e passeios
Localizada na Baía de Paranaguá, no estado do Paraná, a Ilha do Mel é um charmoso destino turístico a 120 km da capital, Curitiba. A região dispõe de atrações relaxantes e locais para atividades ligadas a esportes e lazer para viajantes de todas as idades, além das lindas praias de tirar o fôlego.
Descubra o que fazer na Ilha do Mel: pontos turísticos e passeios com o Conexão123 e comece a preparar as malas rumo ao paraíso tropical sulista.
Você vai ler sobre
- Principais atrações na Ilha do Mel
- O que fazer na Ilha do Mel: pontos turísticos
- O que fazer na Ilha do Mel: praias
- O que fazer na Ilha do Mel: passeios
Principais atrações na Ilha do Mel
Se você gosta de relaxar à beira-mar aproveitando um delicioso drinque refrescante, a Ilha do Mel pode ser o destino ideal para sua próxima viagem. A região conta com mais de 30 opções de praias, desde as mais movimentadas, como a Praia de Encantadas, até as mais reservadas e com ondas agitadas, como a Praia Grande, adorada pelos surfistas.
Os passeios de barco são perfeitos para quem busca conhecer os points mais famosos da ilha. Conduzidas por marinheiros experientes, as embarcações cruzam cenários paradisíacos e te levam até a Baía dos Golfinhos, lugar onde é possível admirar os mamíferos marinhos nadando bem de pertinho.
Tombada como Patrimônio Histórico do estado em 1975, a Ilha do Mel tem pontos turísticos que narram a história da região, como o Farol das Conchas e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres.
A preservação da fauna e da flora também é um atrativo turístico. O conjunto de mar, morros, manguezais, brejos e restingas da Mata Atlântica surpreende e encanta os turistas. Para proteger tamanha biodiversidade, o acesso à ilha é limitado e não é permitida a circulação de carros e ônibus.
Descubra mais sobre os pontos turísticos da Ilha do Mel e como fazer para visitá-los!
O que fazer na Ilha do Mel: pontos turísticos
Os pontos turísticos da Ilha do Mel preenchem os roteiros de viagem com beleza e conhecimento. Durante o período colonial, a região litorânea passou a fazer parte da Baía de Paranaguá, servindo como zona de defesa, devido à sua posição estratégica. Conheça mais sobre o passado militar da ilha!
Farol das Conchas
Construído em 1872, o Farol das Conchas está localizado no topo do Morro das Conchas. Para chegar ao ponto, você pode desembarcar na vila de Nova Brasília e caminhar por dez minutos ou percorrer uma trilha de duas horas a partir da Vila de Encantadas. Em seguida, é preciso subir uma escadaria com 150 degraus, com o apoio de rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida.
Após o fim da caminhada, você sente que o seu esforço foi recompensado, ao contemplar a Praia do Farol, de um lado, e, de outro, a Praia de Fora. O monumento foi edificado por Dom Pedro II e construído com materiais trazidos da Escócia.
Não é permitida a visitação ao interior do farol, porém a vista que Morro das Conchas proporciona e a arquitetura da obra valem a pena. Em certas épocas do ano, inclusive, você pode avistar golfinhos nadando na Baía de Paranaguá, um espetáculo da natureza que ficará gravado eternamente na sua memória.
Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá
A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá, também conhecida como Fortaleza da Barra ou Fortaleza de Paranaguá, é um importante monumento histórico da Ilha do Mel, construído entre 1767 e 1769.
Localizado na Praia da Fortaleza, no sopé do Morro da Baleia, o forte foi erguido para proteger a Baía de Paranaguá dos ataques espanhóis, sob a invocação de Nossa Senhora dos Prazeres.
A visita guiada à construção passa por salas que serviram como celas de um presídio e pela Casa do Comandante. Na área externa, ficam expostos canhões e artigos militares dos séculos XVIII e XIX.
O acesso à fortificação pode ser feito por meio de uma caminhada tranquila de cerca de uma hora pela praia durante a maré baixa, partindo da Vila Nova Brasília. Quando a maré está alta, o indicado é seguir o trajeto de barco, em um passeio que dura apenas 15 minutos. A trilha da Praia de Encantadas é uma rota mais desafiadora, que dura, em média, duas horas e meia.
O que fazer na Ilha do Mel: praias
As praias da Ilha do Mel são de uma beleza deslumbrante. A preservação da natureza garante paisagens naturais que emocionam, num ecossistema com litoral de costões rochosos, áreas de preservação marinha e importantes setores associados à floresta de restinga. Saiba quais praias adicionar ao seu roteiro de viagem.
Praia de Encantadas
A Praia de Encantadas é, com certeza, a mais movimentada da Ilha do Mel e oferece aos viajantes estrutura de bares, quiosques e restaurantes para quem deseja passar o dia relaxando à beira-mar. Além disso, a região dispõe de excelentes opções de hotéis e pousadas e é muito procurada pelos turistas que buscam onde se hospedar.
A água é cristalina e a areia superfininha, o que facilita as caminhadas rumo aos pontos ou atrações turísticas e a prática de esportes. O ambiente é familiar e bem descontraído. As ondas são leves e a maré é baixa, então, as crianças podem divertir-se com segurança no mar.
A Praia de Encantadas também é um caminho para se chegar à Gruta das Encantadas, uma das principais atrações turísticas da Ilha do Mel. A trilha dura, em média, 15 minutos e é bem tranquila.
Localizada na parte sul da ilha, a Gruta das Encantadas é um patrimônio natural formado por uma fenda num paredão rochoso que se abriu devido à ação do mar. Para facilitar o acesso dos viajantes, há uma passarela de madeira que leva até a entrada da gruta. E fique atento: o acesso ao local depende das marés!
Praia Grande
Em busca de um lugar calmo e reservado? A Praia Grande é perfeita para relaxar durante o fim de semana. Muito frequentada por fãs de natureza e amantes do ecoturismo, ela é querida pelos surfistas, que desafiam as grandes ondas e agitadas águas.
A 2,1 km da Praia do Miguel, o acesso pode ser feito por uma trilha que sai da Praia de Encantadas, beira a costa e termina na Praia Grande. A faixa de areia deste recanto é larga e dourada, as águas são próprias para banho e os morros, ricos em vegetação nativa, emolduram a paisagem.
Por causa da estrutura diminuta, não existem muitos estabelecimentos na região. Então, lembre-se de levar água, alimento e protetor solar, e recolher os resíduos antes de deixar a praia.
O que fazer na Ilha Grande: passeios
Os passeios na Ilha do Mel são perfeitos para se conectar com a imensidão da natureza da região. A bordo de uma embarcação, aproveite a programação turística que passa pelos principais pontos da região litorânea. Os preços e os horários variam de acordo com as agências, então, acompanhe como visitar e o que conhecer na Ilha do Mel.
Passeios de barco
Os melhores passeios da Ilha do Mel são os de barco, que percorrem as mais lindas praias e pontos turísticos da região e também algumas atrações próximas à cidade.
Na ilha, os pontos de embarque são os trapiches da Praia de Encantadas e Nova Brasília. Os grupos podem variar entre quatro e dezesseis pessoas, de acordo com o tamanho da embarcação e a rota do passeio.
Os barcos costumam circundar a ilha e passam por todas as praias do mar de fora e de dentro, incluindo uma parada em frente à Gruta das Encantadas para fotos e uma volta pela Baía de Paranaguá, em que é possível ver os golfinhos nadando bem próximo aos barcos.
Durante o caminho, são oferecidas frutas frescas e água para os visitantes se manterem hidratados. O preço para fazer esse passeio custa, em média, R$ 120 por adulto e R$ 100 para crianças de 3 a 6 anos de idade. Os horários devem ser verificados com antecedência, mas a grande maioria dos passeios parte no período da manhã.
Andar de bicicleta pelos vilarejos
As vilas oferecem diversão e entretenimento desde manhãzinha até a madrugada. Durante o dia, curta uma praia relaxante e depois, a bordo de uma bicicleta, conheça as regiões mais próximas. Ali estão os melhores restaurantes da Ilha do Mel, que servem pratos típicos e com frutos do mar que são de comer rezando.
Além disso, na maioria dos estabelecimentos há apresentações ao vivo de cantores locais que embalam o ambiente noite adentro. A hospitalidade dos moradores e o clima de férias formam o cenário perfeito para quem busca um lugar para relaxar.
A “atmosfera” da região de Encantadas é mais roots e conta com lugares mais rústicos e despojados, como a Pousada Caraguatá, excelente hospedagem localizada nessa área. E se você busca um pouco mais de sofisticação vai gostar dos restaurantes de Nova Brasília.
Conheça de perto essas belezas naturais e complemente sua lista de viagens com mais um destino! A 123milhas te ajuda a conhecer o mundo todo com ótimas condições de passagem e hospedagem.
Localizada na Baía de Paranaguá, no estado do Paraná, a Ilha do Mel é um charmoso destino turístico a 120 km da capital, Curitiba. A região dispõe de atrações relaxantes e locais para atividades ligadas a esportes e lazer para viajantes de todas as idades, além das lindas praias de tirar o fôlego.
Descubra o que fazer na Ilha do Mel: pontos turísticos e passeios com o Conexão123 e comece a preparar as malas rumo ao paraíso tropical sulista.
RESPOSTAS123
Em dias mais frios, aproveite para curtir a cena gastronômica da ilha e faça uma visita aos pontos turísticos históricos do lugar, como a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres e o Farol das Conchas.
As noites na Ilha do Mel são agitadas e cheias de alegria. Não deixe de conhecer os vilarejos:
- Nova Brasília
- Fortaleza
- Encantadas