Mata de São João

Mata de São João

Mata de São João é um município conhecido no mundo inteiro pela beleza de suas praias. Está inserido na “Costa dos Coqueiros”, e sua região litorânea começa na Praia do Forte e vai até à famosa praia de Costa do Sauípe. Neste artigo, conheça Mata de São João.

Localizado no litoral Norte da Bahia, acima de Salvador, apenas 60 quilômetros separam o Aeroporto Internacional de Salvador - Dep. Luís Eduardo Magalhães desse destino maravilhoso.

No município de Mata de São João encontram-se três dos destinos turísticos mais desejados da Bahia: as praias de Imbassaí, Forte e Costa do Sauípe, que também concentram a maior quantidade de de resorts de luxo de todo o litoral brasileiro.

A melhor forma de chegar até lá é pegar um avião até a capital baiana. A cidade tem um dos aeroportos mais movimentados do nordeste e recebe voos diários de todos os cantos do Brasil e do mundo. 

Depois de desembarcar no aeroporto, a melhor alternativa é alugar um carro para cumprir o percurso e se locomover pela região.

Os preços de táxis e carros de aplicativos podem ficar elevados. De ônibus, o trajeto sai por volta de R$ 100, mas é preciso pegar duas baldeações e o trajeto vai demorar quase duas horas.  De carro, o tempo da viagem cai para uma hora. 

Conheça as Praias de Mata de São João

Com quase 50 mil habitantes, a região une a simplicidade e beleza natural dos vilarejos baianos com a sofisticação de grandes redes hoteleiras presentes na região.

De vegetação abundante, mar quentinho e orla bem preservada, o litoral norte da Bahia é um paraíso para os turistas que querem relaxar e se reconectar com a natureza.  

Você sabe como encontrar tudo isso perto de Salvador?  Neste guia, conheça as praias de Mata de São João e prepare-se para desfrutar de um destino incrível!

Vista da Praia do Forte - Bahia

Por que viajar para a Mata de São João?

Existem muitas razões para visitar essa bela cidade do litoral norte da Bahia. Confira alguns dos principais motivos que levam turistas de todo Brasil a conhecer Mata de São João:

  • Conexão com a natureza: além das praias preservadas, a vegetação é abundante por lá, com parques e trilhas em meio a área verde;
  • Conservação dos animais marinhos: Mata de São João abriga um grande complexo do projeto Tamar e do Espaço Baleia Jubarte;
  • Manifestações culturais únicas: o povo da cidade preserva uma cultura particular, que veio das influências caboclas e indígenas;
  • Estrutura completa para turistas: bons restaurantes, lojas, espaços de lazer e toda a infraestrutura para receber visitantes, principalmente na região da Praia do Forte;
  • E claro, um dos principais atrativos do município: as famosas e belas praias! Águas mornas, areia dourada e muitas piscinas naturais aguardam os visitantes. 

Quantas praias tem em Mata de São João?

Com 28 km de orla e reservas ambientais, o município de Mata de São João dispõe de muitas praias, mas as mais conhecidas e frequentadas por turistas são cinco: a Praia do Forte, Praia do Lord, Imbassaí, Costa do Sauípe e Vila de Santo Antônio. Ali por perto também fica uma das praias mais badaladas da Bahia, Guarajuba, no distrito de Camaçari. 

Veja o que esperar em cada uma delas:

Praia do Forte

A Praia do Forte é uma das mais famosas do município de Mata de São João e possui uma série de atrativos para os turistas. É lá que fica a sede do Projeto Tamar, que protege as tartarugas marinhas, e o Instituto Baleia Jubarte, que desenvolve pesquisas na região. 

Visite as ruínas do castelo de Garcia D'avilla, construído em estilo medieval no ano de 1551 e tombado como patrimônio histórico pelo IPHAN. Esse foi o primeiro castelo construído no Brasil pelos portugueses. No fim da tarde, as luzes do pôr do sol dão um colorido especial ao lugar. 

O Castelo Garcia D'Ávila, na Praia do Forte, foi a segunda residência fortificada do Brasil.

A maior parte da infra-estrutura para os turistas também está na Praia do Forte. A vila é bastante completa, com restaurantes para todos os gostos (inclusive cadeias de fast food como Subway e Oakberry). 

Supermercados, escolas, postos de saúde e muitas pousadas ficam distribuídos em suas ruas movimentadas. A região que concentra o comércio é chamada de Alameda do Sol, e é um excelente point noturno na região. O clima é acolhedor, com ruas de pedra e bastante arborizadas. 

Um dos principais atrativos da Praia do Forte é o banho de mar relaxante nas piscinas naturais, em época de maré baixa. Como a faixa de areia é estreita, chega a ficar completamente alagada em dias em que a maré sobe muito. Então, não deixe de analisar a tábua das marés antes de ir até lá. 

A paisagem do mar azul e calmo é encantadora, composta por muitos barcos de pescadores locais e alguns grandes arrecifes de corais. Mas existem outros pontos melhores para o banho, como é o caso da Praia do Lord, que fica ao lado.

Construída em 1900, a Igreja São Francisco de Assis faz parte do cenário da Praia do Forte.

Praia do Lord

Repleta de piscinas naturais, a Praia do Lord é bastante procurada por banhistas e um paraíso para os praticantes de snorkeling. Com águas claras e de temperatura agradável, o local é ideal para observação dos peixes e da fauna marinha. O mar é bem calmo, quase sem ondas.

Por motivos de proteção ambiental, não existem barracas nessa praia, mas é possível alugar cadeiras e sombreiros de vendedores ambulantes.  Mas por via das dúvidas, é melhor se precaver e ir para lá preparado, levando muito protetor solar, água e alguns lanchinhos.

A praia do Lord fica na rota da Estrada do Coco, uma das vias que dá acesso às belas praias do litoral baiano.

Para chegar até a Praia do Lord é preciso percorrer cerca de 500 metros, saindo da Igreja da Praia do Forte. A caminhada dura cerca de 10 minutos, sem grandes dificuldades.

Lembre-se:  a maré precisa estar baixa para passar pela praia. Cheque essa informação com antecedência. Há também uma trilha que leva os pedestres até a praia.O estacionamento conta com poucas vagas. Então tente chegar lá o mais cedo possível.

Imbassaí

Em bom tupi, Imbassaí quer dizer “caminho do rio”. Só aí você já tem uma dica de qual é a grande estrela dessa praia. É neste ponto em que o extenso rio Imbassaí, que corre paralelo ao oceano, finalmente deságua no mar. O encontro das águas cria um cenário perfeito para quem procura beleza, paz e lazer.

São cerca de 6 km de praia selvagem, com muita vegetação ao redor. O mar é um pouco menos quente do que o comum e mais bravo. Fica a dica para quem gosta de ondas grandes. Entre as opções de lazer no rio, faça passeios de caiaque e de stand up paddle.

Localizada a 12 km da Praia do Forte, a vila de Imbassaí é bem estruturada, com ruas tranquilas, restaurantes e comércio. Mas ainda é menor do que a da principal praia da região. É um trajeto que vale fazer de carro. E por falar em trajeto, um dos passeios imperdíveis na região é o de jangada, sobre o rio, até a sua chegada ao mar.

O encontro do rio com o mar na praia de Imbassaí cria belos desenhos na areia.

Costa do Sauípe

Mais conhecida até mesmo do que o município que a abriga, a Costa do Sauípe fica na cidade e é fundamental para o turismo na região. A praia é admirada por ter um mar de águas verdes e um grande número de coqueirais a perder de vista.

Além de sua beleza, a área ganha destaque por dispor de muitos serviços de praia e impressionantes hotéis e resorts, atendendo turistas nacionais e estrangeiros. 

A estrutura e variedade de atrações atrai muitos públicos, inclusive famílias com crianças. Para quem não está hospedado na área mas quer aproveitar as comodidades desses estabelecimentos, uma possibilidade é adquirir um day pass. Os valores ficam na casa dos R$ 250 por pessoa.

A Costa do Sauípe proporciona uma experiência luxuosa no litoral norte da Bahia.

A Costa do Sauípe fica ainda mais ao norte, a 35 km da Praia do Forte. É uma boa pedida para quem busca hospedagens de luxo e muita comodidade.  O local é conhecido pela produção artesanal de produtos de palha, tradição herdada pelos índios tupinambás. Então, você já sabe, dá para levar peças de moda e de decoração, feitas à mão, para casa. 

Vila de Santo Antônio

Se você procura a vibe de praia selvagem, cercada de longos coqueirais e dunas, vá para Vila de Santo Antônio. O mar de muitas ondas é também bem quentinho. 

Localizada a 25 km de distância da Praia do Forte, a praia dispõe de quiosques rústicos para os visitantes. 

Por ficar um pouco mais afastada da região mais badalada, a praia de Santo Antônio fica mais vazia nos dias de semana. E é ideal para quem está buscando uma experiência mais tranquila e um bom banho de mar. 

Ainda há mais para se explorar na região: essa praia é rodeada por imensas dunas, que podem ser conhecidas pelos turistas. Os moradores alugam jegues e burros para fazer o percurso por essas formações. Experimente também passeios de buggys e caminhadas.

As dunas de Santo Antônio são formadas por uma areia branca.

Já a vila em si é pequena e pacata, com comércios familiares e feiras de artesanato voltados para atender o turista.  É preciso pegar uma estrada de terra para chegar até ela, e por isso a melhor forma de fazer esse trajeto, se você não estiver hospedado na região, é de carro mesmo.  

Guarajuba

Guarajuba não faz parte do distrito de Mata de São João, mas é um destino que vale muito a pena conhecer. Um pouco mais ao sul e mais próxima de Salvador, essa praia pertence ao município de Camaçari, a apenas 42 km da capital baiana. E por conta da localização, é um dos pontos mais badalados da região.

A praia conta com muitas barracas, bares, vendedores ambulantes e toda a infraestrutura necessária para receber turistas e visitantes. Nos finais de semana e feriados, o movimento é grande. 

A região costuma ficar bem cheia, e com razão: possui um mar delicioso, bem azul e de águas quentinhas, como de costume. Com a maré baixa são formadas algumas piscinas naturais na região, boas para relaxar e curtir o momento.

Quem gosta de esportes radicais também adora a região. O local oferece a possibilidade de praticar esportes aquáticos, como stand up paddle, bodyboard e kitesurf.

A praia do Guarujá vista de cima

São praias incríveis, não é mesmo? Esses são apenas alguns dos motivos de por que viajar para Mata de São João.  Mas ainda existe muito mais o que fazer em Mata de São João

Que tal visitar o primeiro castelo do Brasil ou ver enormes tartarugas marinhas? Clique aqui para saber tudo sobre esses passeios. 

E para economizar na sua viagem, a 123milhas tem as melhores ofertas. É possível reservar passagens e hospedagem com até 50% de desconto. Tá esperando o que para viajar?

RESERVAR