Guia turístico

Turismo no cerrado brasileiro

11 de dezembro de 2020

Com chapadas e chapadões fascinantes, cachoeiras lindíssimas, rios de águas cristalinas, árvores baixas com folhas sempre verdinhas, diversas espécies de animais, cidades históricas e monumentos espetaculares, o Cerrado brasileiro é uma região absolutamente completa. Com tantas belezas, o turismo no Cerrado brasileiro é uma eterna tendência! Afinal, segue a lógica da região: rico e diversificado.

Recentemente, a National Geographic divulgou sua lista Melhores Destinos do Mundo de 2021 e o Cerrado brasileiro conquistou sua posição entre os 25 colocados. A lista foi criada, pesquisada e escrita em colaboração com as equipes editoriais internacionais da revista National Geographic Traveller, que reúne leitores e escritórios espalhados pelo mundo. Entre os destinos, o Cerrado brasileiro, a maior savana da América do Sul, foi escolhido na categoria Lugares Selvagens Bonitos. Para ver mais sobre a lista Nat Geo’s Best of the World 2021 visite NatGeo.com/BestOfTheWorld .

Quer saber tudo sobre o Cerrado e as melhores opções turísticas da região? Então, já deixa a mala preparada e vem com gente descobrir todas as belezas e maravilhas que você encontrará ao fazer turismo no Cerrado brasileiro. 

 

O que é o Cerrado?

O Cerrado é um bioma brasileiro. Isso significa que as cidades e estados que pertencem à região possuem clima, vegetação, solo e altitude iguais ou bastante semelhantes.

O bioma do Cerrado é o segundo maior ecossistema do Brasil, perdendo apenas para o amazônico. Entre suas características mais marcantes estão a vegetação baixa e rasteira, clima dividido entre períodos de seca e de chuva, presença de bacias hidrográficas e uma fauna rica e variada.

No Brasil, esse bioma está presente em quase todo o estado de Goiás, Tocantins e Maranhão. Mas, também atinge parte do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, região central de São Paulo, região oeste da Bahia e do Piauí.

 

Quais são os principais pontos turísticos?

Um bioma tão grande e rico, só poderia resultar em uma variedade incrível de pontos turísticos. O melhor de tudo é que o turismo no Cerrado brasileiro é perfeito para qualquer tipo de viajante, seja você amante do ecoturismo ou não. Confira os destinos destaques deste bioma!

 

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO)

A Chapada dos Veadeiros está localizada em Goiás e possui uma área de mais de 65 mil hectares. A área é repleta de trilhas, cachoeiras, quedas d’água, piscinas naturais, cânions e de animais típicos do Cerrado.

Se você quer conhecer grande parte das riquezas naturais fazendo turismo no Cerrado brasileiro, com certeza, o Parque Nacional da Chapada precisa estar em seu roteiro. A entrada do parque fica no distrito de São Jorge, em Goiás.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO)

 

Brasília (DF)

Já em Brasília o turismo está relacionado com os grandiosos monumentos projetados por arquitetos como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. A cidade é considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade desde 1987.

Ao visitar a cidade, não deixe de conhecer o Lago do Paranoá, o Palácio da Alvorada, a Catedral Metropolitana e o Memorial JK.

Brasília (DF)

 

Parque Estadual do Jalapão (TO)

Visitar o Jalapão, em Tocantins, é uma experiência impressionante. Afinal, você encontrará rios e lagos com águas azuis, chapadões e serras, dunas alaranjadas e cachoeiras belíssimas.

Parque Estadual do Jalapão (TO)

 

Diamantina (MG)

A cidade de Diamantina é perfeita para quem deseja a união de construções históricas com a natureza. Afinal, a cidade mineira é emoldurada pela incrível Serra do Espinhaço. Além disso, você poderá visitar construções da era colonial e até visitar a Casa de Chica da Silva, na praça Lobo de Mesquita.

Diamantina (MG)

 

Bonito (MS)

Localizada no Mato Grosso do Sul, a cidade é uma das referências de ecoturismo no Brasil. Por lá, além de cachoeiras e grutas impressionantes, você encontra pontos perfeitos para praticar esportes radicais como rafting e rapel.

Se você planeja uma viagem para Mato Grosso do Sul, não pode deixar essa cidade fora do roteiro.

Faça turismo no Cerrado brasileiro

Com uma natureza tão rica e diversificada, fica difícil não querer fazer turismo no Cerrado brasileiro, não é mesmo? Afinal, há opção de passeios para todos os tipos de viajantes.

Então, encontre agora mesmo opções de voos e de pacotes com até 50% de desconto na 123Milhas e (re)descubra o Cerrado brasileiro!