Lifestyle

O que é Bleisure Travel?

“Você viaja a trabalho ou a lazer?” A pergunta costuma ser frequente em hotéis e companhias aéreas, que lidam diariamente com viajantes de todo o mundo. E uma das respostas cada vez mais ouvidas é: “os dois”. Essa modalidade de turismo é o bleisure travel, um estilo de viagem que une negócios e diversão. Descubra tudo sobre essa tendência neste post.


A palavra bleisure vem da língua inglesa, como uma junção dos termos business (negócios) e leisure (lazer). Já travel significa viagem, também no inglês. Ou seja, a ideia é unir, em um só passeio, atividades turísticas e obrigações do trabalho.

A modalidade já é praticada há alguns anos. No início, a ocorrência era maior entre pessoas que realizavam viagem corporativa. Depois de cumprir as obrigações, era hora de aproveitar a oportunidade para dar uma fugidinha da rotina.

Assim, alongavam a estadia em um ou dois dias para turistar e conhecer pontos importantes da região. Com a pandemia, outras formas de bleisure travel foram surgindo e se consolidando.

Com o avanço das tecnologias, para muitas pessoas se tornou possível trabalhar de diversas partes do mundo

Com o avanço das tecnologias, para muitas pessoas se tornou possível trabalhar de diversas partes do mundo

 

Bleisure travel na pandemia

A pandemia da Covid-19 fez com que o home office se tornasse um modelo cada vez mais comum para diversas ocupações. Isso dá a possibilidade para os funcionários exercerem o ofício de qualquer lugar do mundo. Um prato cheio para quem quer pôr a bleisure travel em prática.

Uma pesquisa realizada pela Globo, intitulada “Turismo Pós-Pandemia: o que esperar para o setor”, apontou que 46% dos brasileiros estão planejando viajar no primeiro semestre de 2022. Ou seja, depois de tanto tempo em casa, as pessoas estão ansiosas em conhecer novos lugares e visitar outros espaços.

Nessa nova configuração de trabalho remoto, escapadinhas pessoais para espairecer tornaram-se conciliáveis com o expediente de trabalho. Muitas pessoas que planejavam uma viagem de lazer foram capazes de fazer isso sem a necessidade de tirar férias ou parar de produzir no serviço.

Para muitas pessoas, ajustar pequenas viagens com as obrigações do emprego se tornou viável, e o home office virou “anywhere office”

Para muitas pessoas, ajustar pequenas viagens com as obrigações do emprego se tornou viável, e o home office virou “anywhere office”

Além disso, a bleisure travel também se fortaleceu com quem precisou fazer uma viagem de negócios e aproveitou para curtir um tempo fora depois de passar tantos meses em casa. A ocasião é vista como uma chance para curtir a paisagem, conhecer os atrativos turísticos e fazer networking.

 

Quais as vantagens da bleisure travel?

São muitos os benefícios da bleisure travel, tanto para quem pratica quanto para as empresas que incentivam seus empregados a realizá-las.

As viagens que conciliam turismo e negócios ajudam a manter os funcionários motivados e melhoram consideravelmente a produtividade e os resultados das negociações. Além disso, podem ajudar no networking da própria empresa, estreitando laços com possíveis clientes e parceiros de outras partes do mundo ou regiões do Brasil.

Se para a companhia essa modalidade já traz vantagens, para os prestadores de serviços o proveito é ainda maior. Além da oportunidade de se divertir e relaxar, pode-se economizar tempo e dinheiro ao unir os objetivos profissionais e de lazer em um só passeio.

Além de tudo isso, a bleisure ajuda a movimentar outros setores da economia. Afinal, durante a sua estadia, o hóspede vai precisar de vários serviços, relacionados ao trabalho e ao lazer. Setores de hotelaria, gastronomia e transporte têm muito a ganhar com essa modalidade.

Muitos dos viajantes ainda aproveitam para ir acompanhados, ou seja, o lucro é, no mínimo, o dobro do esperado.

 

Como organizar uma bleisure travel?

Para organizar uma viagem a trabalho e diversão, é preciso que você avalie as suas prioridades e os aspectos que não podem faltar para que você siga prestando um bom serviço.

Por exemplo, ir para um lugar que tenha uma boa conexão de internet é essencial para a maioria das pessoas que prestam trabalho remoto, já que a tecnologia é extremamente necessária nesses postos. Então, certifique-se que o local onde você vai ficar possui um bom sinal de wi-fi.

Também garanta um pacote de dados para o seu celular que funcione no seu local de destino. Lembre-se de levar todos os instrumentos necessários para sua função, como celular, tablets, notebooks e até mesmo um caderno de anotações e materiais para escrever.

Tente alugar um quarto que tenha as principais facilidades para que você possa trabalhar de forma confortável, como uma bancada de escritório e uma cadeira ergonômica.

Muitos hotéis estão investindo em fornecer as melhores condições para que seus hóspedes também possam usar as acomodações para trabalhar

Muitos hotéis estão investindo em fornecer as melhores condições para que seus hóspedes também possam usar as acomodações para trabalhar

A localização de sua estadia também é muito importante na hora de viajar como bleisure. Tente fazer uma lista dos pontos turísticos que pretende conhecer e procure ficar hospedado perto deles. Isso vai poupar muito tempo de deslocamento e permitirá que você vá em mais lugares. Afinal, como diz a linguagem corporativa, “tempo é dinheiro”.

Por falar em grana, faça também um planejamento financeiro. Tente organizar uma planilha com o seu orçamento antes da viagem. Mantenha um registro dos gastos a todo momento. Assim, você evita surpresas desagradáveis na volta para a casa. Com as contas no azul, ainda poderá realizar esses passeios com mais frequência.

Leve sua família ou uma companhia especial durante a viagem de negócios. Estar com pessoas queridas deixa qualquer passeio mais leve. Fora que elas também podem te ajudar a otimizar o tempo, criando mais momentos livres para conhecer os arredores.
Se programe com antecedência, adiante tudo o que for possível e vá preparado para intercorrências. Aceite, sem frustrações, caso não consiga cumprir todo o seu itinerário de lazer, mas garanta que o essencial será cumprido!

 

Quais os melhores destinos para bleisure travel?

Sem muitas restrições, as viagens que unem diversão e trabalho podem ser realizadas para praticamente qualquer lugar do mundo. Lembre-se apenas de conferir se o destino cumpre alguns dos aspectos que citamos acima, como a boa conexão de internet e a infraestrutura necessária para realização de seu serviço.

Áreas mais urbanas costumam ser priorizadas neste tipo de passeio, pois possuem recursos tecnológicos e boa oferta de serviços que auxiliam os viajantes em suas funções.

Dependendo da sua profissão, alguns polos também podem ser interessantes para te ajudar a conhecer as novidades da área e ainda fazer networking. Veja alguns dos destinos mais procurados para bleisure travel no mundo:

 

Berlim

Um dos melhores pontos da Europa para unir lazer e trabalho é Berlim. A cidade alemã possui uma excelente infraestrutura urbana com localização geográfica privilegiada. Além de ter uma vasta história e cultura, com muitos pontos turísticos interessantes, a cidade possui condições ideais para o desenvolvimento empresarial.

A capital da Alemanha é conhecida por seu cenário artístico e monumentos modernos

A capital da Alemanha é conhecida por seu cenário artístico e monumentos modernos

 

Londres

Outro destino na Europa excelente para bleisure travel é a terra da rainha. Londres é uma grande potência global de serviços financeiros. Possui universidades que são referência no mundo inteiro. Também é um excelente lugar para turistar, com centenas de pontos muito interessantes para os viajantes, como o Big Ben, o London Eye e o Palácio de Buckingham.

Londres é um dos maiores centros empresariais da Europa

Londres é um dos maiores centros empresariais da Europa

 

Nova York

Falar de Nova York como destino ideal para viagens de negócios e turismo parece chover no molhado, mas é sempre importante reforçar o óbvio. A cosmopolita cidade estadunidense tem influência no comércio, finanças, arte, moda, tecnologia, educação e entretenimento de todo mundo. Lá tem tudo que você precisa para trabalho e lazer.

Conhecida como “a capital do mundo”, Nova York é uma Global Power City, ou Cidade de Poder Global

Conhecida como “a capital do mundo”, Nova York é uma Global Power City, ou Cidade de Poder Global

 

Rosário

Uma rota menos óbvia para a bleisure é Rosário, na Argentina. A cidade histórica (que também é terra natal de Lionel Messi) concentra grande atividade industrial e é lar de diversas multinacionais.

Possui um dos maiores polos tecnológicos do país vizinho. Localizada às margens do Rio Paraná, que oferece belas vistas e passeios de barco, é um grande centro cultural, econômico, educativo e de entretenimento.

Rosário não é apenas sinônimo de indústrias, mas também de inovação e cultura

Rosário não é apenas sinônimo de indústrias, mas também de inovação e cultura

 

Santiago

Para viagens de turismo e negócios na América Latina, Santiago, no Chile, também é uma excelente opção. A capital chilena é uma das principais referências de desenvolvimento econômico do continente, com um grande centro financeiro, conhecido como Sanhattan.

Cercado pela cordilheira dos Andes, o destino possui grandes áreas verdes e bons pontos para tomar sol e ar fresco.

Cercada por uma paisagem exuberante, Santiago possui diversas opções para recreação

Cercada por uma paisagem exuberante, Santiago possui diversas opções para recreação

Na dúvida para escolher o seu próximo destino? Nós preparamos um quizideal para pessoas que podem trabalhar de qualquer lugar do mundo – os chamados nômades digitais.

Divirta-se respondendo às nossas perguntas e de quebra ainda encontre a sugestão perfeita para a sua próxima bleisure travel. Clique aqui para fazer o teste.

Mas você não precisa ir para o exterior para aproveitar esse tipo de viagem. Também temos excelentes destinos para a bleisure travel no Brasil.

A cidade de São Paulo é a mais procurada, afinal de contas é o coração financeiro e empresarial do país e oferece diversas opções de programas culturais. Você pode visitar museus, conhecer pontos gastronômicos importantes ou até mesmo assistir a peças e musicais.

Mais da metade de todas as empresas internacionais com negócios no Brasil estão sediadas em São Paulo

Mais da metade de todas as empresas internacionais com negócios no Brasil estão sediadas em São Paulo

Outro destino recomendado é o Rio de Janeiro. Além de ser a segunda maior cidade do Brasil, o município possui belezas selvagens excelentes para quem quer se conectar com a natureza e praticar ecoturismo. Ainda dá a chance do viajante curtir um bom banho de mar.

Brasília, Belo Horizonte e Recife são outros exemplos de grandes cidades que possuem atrativos tanto para os negócios quanto para o turismo. Daí, a sua escolha também vai depender dos programas que quer realizar e das trocas e conexões que pretende estabelecer.

O importante, no fim das contas, é escolher um lugar que te proporcione experiências enriquecedoras – de todas as formas possíveis. Decidiu para onde quer ir? Então é hora da 123milhas te ajudar!

A 123milhas possui as melhores opções de pacotes, passagens, hotéis e muito mais. Tudo com até 50% de desconto. E aí, não importa se é a turismo, negócios ou os dois: partiu viajar?