Dicas para o viajante

Bleisure travel: saiba mais sobre essa modalidade de viagem

6 de março de 2022

Você já ouviu falar no termo bleisure travel? O termo é menos popular do que a atividade, que cresce cada vez mais no setor. O nome vem da junção das palavras business (negócios) e leisure (lazer), oriundas da língua inglesa.

Nas chamadas bleisure trips, os viajantes corporativos estendem sua viagem quando o trabalho está concluído, para fins de lazer, economizando despesas pessoais que teriam se fizessem viagens a lazer separadamente.

E para você ficar por dentro deste tema, o Conexão123 está aqui para te ajudar! Acompanhe com a gente!

Conheça com o Conexão123

Bleisure travel e seu crescimento no mercado

Advindo do inglês, o termo bleisure travel expressa a ideia é unir, em um só passeio, atividades turísticas e obrigações do trabalho. A modalidade já é praticada há alguns anos, por diversos tipos de viajantes. 

No início, a ocorrência era maior entre pessoas que realizavam viagem corporativa. Após cumprir as obrigações, era hora de aproveitar a oportunidade para dar uma fugidinha da rotina.

Assim, os viajantes alongavam a estadia em um ou dois dias para turistar e conhecer pontos importantes da região. Com a pandemia, outras formas de bleisure travel foram surgindo e se consolidando.

Na bleisure travel, os prestadores de serviço combinam suas obrigações com seu tempo de lazer, aproveitando que parte das despesas já seriam cobertas pela empresa, de qualquer forma.

Assim, arcam apenas com despesas extras, como diferença entre passagem de retorno para uma sexta-feira e uma passagem de retorno para o domingo, dias a mais no hotel, despesas de familiares, etc.

Bleisure travel: a arte de unir trabalho e lazer em suas viagens | Executivo sentado em uma cadeira confortável no meio da praia e mexendo em seu notebook | Conexão123

Unir trabalho com diversão? Com a Bleisure Travel isso é possível sim!

Aliás, é importante salientar que a bleisure travel é uma tendência que encanta os viajantes corporativos.

Falando sobre um pouco da bleisure travel no Brasil, um estudo recente da Booking.com mostrou que 56% dos viajantes brasileiros afirmam que seu desempenho em reuniões melhora com a oportunidade de tirar momentos de folga para conhecer melhor o destino.

Outra pesquisa mais recente também comprova a crescente tendência. 

Um novo relatório de pesquisa – “The Dawn of the Employee-Centric Travel Program” – divulgado no ano de 2022 pela Global Business Travel Association (GBTA), a maior associação de viagens de negócios do mundo, mais de um terço dos viajantes corporativos norte-americanos realizaram bleisure trips (37%).

No Brasil, essa tendência da bleisure travel também se aplica. 

Conforme outro estudo realizado pela Booking, 46% dos brasileiros respondentes valorizam a capacidade de unir viagens de negócios com lazer em comparação a benefícios trabalhistas mais comuns.

Segundo este estudo, 73% dos brasileiros estendem viagens corporativas por mais tempo para aproveitar melhor o destino.

As vantagens da bleisure travel

Não são poucas as vantagens que existem na bleisure travel, tanto para quem pratica quanto para as empresas que incentivam seus empregados a realizá-las.

As viagens que conciliam turismo e negócios ajudam a manter os funcionários motivados e melhoram consideravelmente a produtividade e os resultados das negociações. 

Além disso, podem ajudar no networking da própria empresa, estreitando laços com possíveis clientes e parceiros de outras partes do mundo ou regiões do Brasil.

Bleisure travel: a arte de unir trabalho e lazer em suas viagens | Mulher fazendo pesquisa sobre a sua nova viagem| Conexão123

Não há restrição de destino, a Bleisure Travel pode ser feita em qualquer lugar do globo

A bleisure é uma tendência que proporciona diversos benefícios para empresa e funcionários. Como o colaborador pode ficar mais tempo no local para qual viajou e aproveitar dias de lazer, ele consegue criar uma conexão diferente com o lugar. 

Com isso, é comum que a pessoa tenha maior satisfação em relação ao seu trabalho. Ela sente que está sendo recompensada pela empresa. 

Consequentemente, isso também reflete no seu trabalho diário no escritório. 

Vale destacar que essa satisfação está relacionada à melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, já que ter dias de lazer proporciona a sensação de bem-estar. 

Se para a companhia essa modalidade já traz vantagens, para os prestadores de serviços o proveito é ainda maior. 

Além da oportunidade de se divertir e relaxar, pode-se economizar tempo e dinheiro ao unir os objetivos profissionais e de lazer em um só passeio.

Os melhores destinos para uma bleisure travel

Para quem vai viajar a trabalho, as bleisure trips podem unir diversão e trabalho em praticamente qualquer lugar do mundo.

Lembre-se apenas de conferir se o destino cumpre com aspectos importantes para o trabalho como a boa conexão de internet e a infraestrutura necessária para realização de seu serviço.

Veja alguns dos destinos mais procurados para bleisure travel no mundo:

Santiago – Chile

Para viagens de turismo e negócios na América Latina, Santiago, no Chile, é uma excelente opção. 

A capital chilena é uma das principais referências de desenvolvimento econômico do continente, com um grande centro financeiro, conhecido como Sanhattan.

Bleisure travel: a arte de unir trabalho e lazer em suas viagens | Imagem do por do sol na cidade de Santiago com a Cordilheira dos Andes ao fundo | Conexão123

Cercada por uma paisagem exuberante, Santiago tem o que precisa para ser um destino para Bleisure Travel

Cercado pela cordilheira dos Andes, o destino possui grandes áreas verdes e bons pontos para tomar sol e ar fresco.

Não faltam opções de onde se hospedar e onde comer em Santiago – unindo a boa qualidade dos hotéis com a gastronomia latina. Vale a pena conferir.

Nova York – EUA

Falar de Nova York como destino ideal para viagens de negócios e turismo parece pleonasmo, mas é sempre importante reforçar o óbvio. 

A cosmopolita cidade americana é um exemplo perfeito de destino para bleisure travel. Tem influência no comércio, finanças, arte, moda, tecnologia, educação e entretenimento de todo mundo.

Bleisure travel: a arte de unir trabalho e lazer em suas viagens | Foto panorâmica dos arranha-céus presentes na cidade de Nova York | Conexão123

Conhecida como “a capital do mundo”, Nova York é a mãe da Bleisure Travel e das Bleisure Trips

Lá tem tudo que você precisa para trabalho e lazer.

As atrações de Nova York são bastante ecléticas, agradando a todos os tipos de turistas. Durante a sua estada na cidade que nunca dorme, você tem que visitar alguns dos principais pontos turísticos, de renome mundial. 

O Conexão123 já alertou sobre a infinidade de atividades na lista de o que fazer em Nova York.

Aliás, não se esqueça de conferir onde se hospedar em NY: uma metrópole desse tamanho exige um roteiro de viagem bem feito e planejado com antecedência.

São Paulo – Brasil

Deseja fazer uma bleisure travel e não quer ir tão longe? Não precisa ir para o exterior para aproveitar esse tipo de viagem. Também temos excelentes destinos para a bleisure travel no Brasil.

A cidade de São Paulo é a mais procurada, afinal de contas é o coração financeiro e empresarial do país e oferece diversas opções de programas culturais.

Bleisure travel: a arte de unir trabalho e lazer em suas viagens | Foto da Marginal Pinheiros e os diversos prédios comerciais ao entorno do Rio Pinheiros | Conexão123

Boa parte das empresas internacionais com negócios no Brasil estão sediadas em São Paulo

Além de ter uma vasta história e cultura, com muitos pontos turísticos interessantes, a cidade possui condições ideais para o desenvolvimento empresarial.

A capital paulista é rica em programações turísticas. O viajante pode visitar museus, conhecer pontos gastronômicos importantes ou até mesmo assistir a peças e musicais.

Bleisure une tecnologia e turismo ao mundo corporativo

No período pós-pandemia, o setor de viagens corporativas registrou um faturamento histórico, em março de 2023, com o valor de R$ 1,28 bilhão, 44% a mais se comparado aos R$ 890 milhões conquistados no mesmo período de 2019, segundo dados da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).

A recuperação econômica do Brasil é um dos fatores responsáveis pelo bom desempenho do setor de viagens corporativas.

O número de viagens corporativas que incluem um final de semana tiveram um crescimento de 7% de 2019 a 2022 em todo o mundo, conforme o State of Travel 2022 Report, feito pelo um site de notícias da indústria de viagens Skift.

Na dúvida para escolher o seu próximo destino? Nós preparamos um quiz ideal para pessoas que podem trabalhar de qualquer lugar do mundo – os chamados nômades digitais.

Divirta-se respondendo às nossas perguntas e de quebra ainda encontre a sugestão perfeita para a sua próxima bleisure travel.

Decidiu para onde quer ir? Então é hora da 123milhas te ajudar! Na plataforma você encontra as melhores opções de voos, hotéis, pacotes de viagem, aluguel de carros e muito mais!

RESPOSTAS123

As cidades de Santiago, Nova York e São Paulo são perfeitas para essa modalidade de viagem.

Não faltam opções! Além de São Paulo, outras capitais brasileiras como Rio de Janeiro e Belo Horizonte são metrópoles que combinam muito com a Bleisure Travel.

Conte com a 123milhas para comprar suas passagens aéreas para esses destinos!