Vitória
Conheça Vitória
Capital do Espírito Santo, Vitória reserva uma série de experiências turísticas. Praias, montanhas, vegetação, atrações e monumentos históricos oferecem ao turista a oportunidade de incluir diversos lugares para o turismo em Vitória.
Você vai ler sobre
- Cidade de Vitória
- Viagem para Vitória
- Quando ir a Vitória?
- Como chegar em Vitória?
- Quanto custa viajar para Vitória?
- Pacotes para Vitória
Cidade de Vitória
Vitória é a capital do estado de Espírito Santo, localizado na região sudeste do país. O município foi fundado pelos portugueses ao longo do processo de colonização ocorrido no Brasil. A população vitoriense, nome dado para quem nasce na região, é estimada em 369 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (2021).
A quarta região mais populosa do Espírito Santo e pertencente à metrópole denominada Grande Vitória, faz divisa ao norte com o município da Serra, ao sul com a Vila Velha, a leste é banhada pelo oceano Atlântico e a oeste está próxima à Cariacica.
Desde o longo período colonial iniciado em 1551, o território tem estruturas portuárias de grande importância econômica. O Porto Tubarão, por exemplo, é considerado um dos principais do país. A geografia de Vitória tem formação de uma ilha principal, 34 ilhas menores e região continental, além de ser dividida em 79 bairros.
A sua viagem para Vitória será marcada pela oportunidade de conhecer a cultura local, influenciada por Portugal, a arquitetura histórica e a variedade de locais onde comer em Vitória. Aproveite o guia do Conexão123 para percorrer pelo destino antes de arrumar as malas e viajar!
Viagem para Vitória
O guia turismo em Vitória ES traz aos viajantes os principais atrativos para cada gosto, afinal existem diversas opções de “turistar”. Além das atividades de comércio e logística, o setor turístico é uma importante atividade econômica, justamente pela oferta de imersão à cultura local.
O termo viajar para Vitória agrega uma variedade de lugares para conhecer ainda mais a capital capixaba e descobrir a fundo o que torna o destino um point de lazer, cultura e conhecimento.
Aos apaixonados pelo ar praiano, a cidade tem as praias de Camburi, Castanheiras, Ilha do Boi e Curva da Jurema como as mais procuradas pelos turistas. Práticas aquáticas como windsurf, kitesurf, stand up paddle e veleiro são opções de diversão durante o período “pé na areia” em Vitória/ES.
Os locais à beira-mar oferecem infraestrutura com quiosques para comer e beber, deck de madeira com mesas e cadeiras, um calçadão com pistas de corrida e caminhada, e também espaços para passeios de bicicleta, patins e skate.
Ambientes urbanos e históricos
Além das praias, a região contempla o checklist do guia turístico em Vitória com opções de visitar monumentos históricos e centros urbanos. Aliás, o município apresenta estrutura moderna e bem equipada para moradores e apreciadores de turismo ao redor do mundo.
Existem áreas de lazer, ruas arborizadas e, à noite, alguns bairros mais agitados, que podem fazer parte do seu roteiro de viagem. Listamos alguns lugares para você incluir no seu Turismo em Vitória ES: Guia de Viagem. Mas antes de se locomover aos endereços, confira os dias e horários das atrações.
- Rua Viva na Praia do Canto (passeios noturnos);
- Orla de Maria Ortiz (pontos para pesca);
- Orla de Nova Palestina (point para registrar pôr do sol);
- Praia de Camburi;
- Praça Dom João Batista;
- Parque Estadual da Fonte Grande.
Aos turistas que apreciam arte e história, ir para Vitória ES é poder desfrutar de momentos de conhecimento e registros únicos. Aliás, as opções são muitas e você pode planejar sua viagem com lugares onde ir em Vitória.
- Ponte Carlos Lindenberg (Ponte da Passagem): considerada cartão postal da capital e um marco para o desenvolvimento da cidade, o local foi projetado pelo engenheiro capixaba Karl Fritz Meyer;
- Estátua Maurício de Oliveira: em homenagem ao músico Maurício de Oliveira, foi inaugurada em 2016 e construída pelo artista Fernando Poletti;
- Vitória 360 Graus: a estrutura integra o patrimônio arquitetônico e paisagístico do município, além de ser uma atração turística;
- Monumento ao Índio Araribóia: inaugurada em 1959, a estátua é a figura de um índio em tamanho natural;
- Monumento a Iemanjá: representa a conhecida como rainha do mar e homenageia as tradições afro-brasileiras;
- Cruz Reverente: o local foi construído para comemorar a visita de João Paulo II ao Espírito Santo, em 1991;
- Relógio da Praça Oito de Setembro: tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do Espírito Santo, foi construído pelo alemão João Ricardo Hermann Schorling;
- Monumento a Mãe: precursor da escultura cinética no Brasil, o artista Maurício Salgueiro fez a estátua de ferro;
- Monumento a Dona Domingas: construído em homenagem a uma personagem local, que era catadora de papel;
- Monumento à Comunidade Negra: em reconhecimento da contribuição ao povo afrodescendente, representa a casaca, instrumento musical típico do Congo.
Se possível, vá além das dicas e conheça ainda mais sobre Vitória.
Turismo para Vitória: quando ir?
O clima tropical da região proporciona média anual de 24º C. No verão as temperaturas variam entre 23º C e 30º C, já no inverno o termômetro fica entre 18º C e 26º C. Entre outubro e janeiro é a época mais quente e, consequentemente, mais chuvosa, portanto, se você quer dias sem chuvas fortes, evite viajar em novembro.
Já vimos a diversidade de atrações turísticas em solo vitoriense, por isso, ir para Vitória pode torna-se um destino promissor para você. Mas ainda temos algumas curiosidades para abordar. Entre as de turismo já apresentadas, o viajante ainda poderá vivenciar a cultura local, que está diretamente atrelada ao artesanato, a culinária e a música, por meio de festivais tradicionais.
- Autos da Paixão: ocorre nas noites de quinta e sexta-feira Santa e traz um espetáculo para retratar a vida e morte de Jesus;
- Aniversário do Parque Moscoso: para festejar a data, anualmente, no mês de maio são realizadas diversas atividades culturais, educativas e de lazer;
- Festival de Arraiás: promovido durante quatro noites do mês de junho, teve sua primeira edição em 1989;
- Festa de São Pedro: acontece no fim do mês de junho e tem quadrilha, casamento caipira, shows musicais e procissão marítima para homenagear São Pedro;
- Aniversário de Vitória: em setembro a população se junta para celebrar mais um ano do município com diversas atrações.
Outras comemorações também integram o calendário.
Turismo para Vitória: como chegar?
O roteiro Vitória de turismo propicia algumas alternativas de trajetos para chegar à capital do Espírito Santo. Existem algumas opções de meios de transporte. O aéreo pode ser mais ágil, se contar com voos diretos.
De São Paulo para o aeroporto de Vitória - Eurico de Aguiar Salles - a média de tempo de voo é de uma hora e 30 minutos, mesmo período de viagem para turistas oriundos de Salvador, na Bahia. Porém, de ônibus, por exemplo, saindo da capital paulista até a capixaba demora cerca de 14 horas.
O acesso à cidade pode ser feito de carro através das estradas brasileiras, as principais rodovias federais que passam pelo estado do Espírito Santo são as BR-101, 262 e 259. Além disso, o viajante tem a opção de visitar os pontos turísticos de Vitória com maior conforto e tranquilidade. Se você quer saber mais sobre aluguel de carros, conte com a 123milhas.
Pelas ruas e bairros do município, ainda é possível contar com transporte público para locomoção. Ou, então, pedir os veículos de aplicativos, que podem ser uma alternativa.
Quanto custa viajar para Vitória?
Viajar para Vitória é imergir na cultura e nas possibilidades turísticas que o lugar oferece para todos os gostos. Planejar a viagem inclui saber o valor total, que dependerá da quantidade de passageiros e outros pontos. Aliás, a dica é aproveitar os tópicos apresentados pelo Turismo em Vitória ES: Guia de Viagem do Conexão123.
Cada turista terá um custo final diferente, pela decisão de onde ficar em Vitória , já que existem muitas opções de hospedagem. Além da escolha da gastronomia e o que conhecer em Vitória. Afinal, você poderá curtir das praias aos centros urbanos e históricos.
Pacotes de Turismo para Vitória
O guia para Vitória Espírito Santo de turismo mostrou para você os lugares para visitar. Depois dessa prévia viagem por terras vitorienses, chegou a hora de viajar! A 123milhas traz aos turistas a chance de escolher a passagem aérea, hotel, aluguel de carro em um só clique. Se você preferir já deixar tudo definido, tem a opção de pesquisar pacotes de viagem.
Além disso, o top ofertas prepara, diariamente, viagens a preços únicos e especiais pensados exclusivamente para você.
Deu vontade de conhecer Vitória, no Espírito Santo? Reserve agora sua próxima viagem com a 123milhas.
RESPOSTAS123
Há muito o que explorar pela capital do estado do Espírito Santo. Em cinco dias de viagem, você poderá desfrutar de praias, parques, restaurantes, monumentos históricos e muitos mais. Vale a pena planejar seu roteiro um checklist dos pontos ideais para você. Listamos alguns deles:
- Museu de Artes do Espírito Santo;
- MUCANE – Museu Capixaba do Negro;
- Relógio da Praça Oito de Setembro;
- Monumento a Mãe;
- Monumento a Dona Domingas;
- Monumento à Comunidade Negra;
- Museu Capixaba do Negro.
Durante o verão, as praias Camburi, Castanheiras, Ilha do Boi e Curva da Jurema são os lugares mais buscados pelos turistas. Além disso, existem parques para praticar o ecoturismo, como o Parque Estadual da Fonte Grande que ainda oferece decks para registros impressionantes. Você ainda poderá visitar monumentos históricos da região.
Confira a lista do Conexão123:
-
- Parque Moscoso;
- Parque Natural Municipal Gruta da Onça;
- Museu de Artes do Espírito Santo;
-
- Praia Camburi;
- Ilha do Boi;
- Praia Curva da Jurema;
- Praia Castanheiras.
Bônus: O que eu não posso deixar de fazer em Vitória?
Você pode conferir um panorama completo de viagem com Turismo em Vitória ES: Guia de Viagem do Conexão123. Aqui vão algumas dicas imperdíveis:
- Parque Estadual da Fonte Grande;
- Fundação Projeto Tamar;
- Praia do Canto;
- Relógio da Praça Oito de Setembro;
- Parque Natural Municipal Gruta da Onça.