Guia turístico

Onde ir em Tiradentes: confira os encantos da arquitetura barroca e das belezas naturais do interior de Minas Gerais!

11 de janeiro de 2022

Tiradentes é um dos mais charmosos destinos de Minas Gerais. Famosa pela arquitetura barroca do século 18, ela desponta entre as cidades históricas do país. Conhecê-la é fazer uma viagem no tempo e viver dias de relaxamento e muita cultura. Saiba neste post onde ir em Tiradentes: confira os encantos da arquitetura barroca e das belezas naturais do interior de Minas Gerais.

As ruas estreitas com calçamento de pedras levam a casarões coloniais e igrejas barrocas. Durante o dia, o som das charretes ecoa num cenário quase cinematográfico de tão preservada e envolvente.

Foi essa atmosfera que credenciou o destino a servir de locação para produções televisivas. Trechos das séries Hilda Furacão e JK foram gravadas lá. Tudo isso a menos de 200 km de distância de Belo Horizonte e na rota da Estrada Real.

 

Centro Histórico de Tiradentes

O ponto de partida para o seu roteiro de viagem em Tiradentes está no centro histórico. Caminhar pelas ruas da antiga vila observando os casarões é uma das formas de remontar histórias guardadas por trás das construções. Essa imersão na cidade está entre as melhores coisas que você pode fazer por lá. Deixe o carro de lado.

Dedique um dia para conhecer a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Museu Casa Padre Toledo e o Museu de Sant’Ana. Visite o Museu da Liturgia e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Conheça os restaurantes, vá aos pontos turísticos e entre nas lojas de artesanato, arte e móveis. Prove as cachaças.

Andar pelos quarteirões da região central é um convite para se apaixonar pela tranquilidade e pela beleza do município. A arquitetura e a paisagem de Tiradentes, emoldurada pela Serra de São José, criam o clima bucólico perfeito para descansar e se divertir.

O Centro Histórico de Tiradentes é o lugar ideal para começar a explorar os encantos da cidade

O Centro Histórico de Tiradentes é o lugar ideal para começar a explorar os encantos da cidade

 

Largo das Forras

Era no Largo das Forras que os escravos conquistavam o direito à liberdade. O local onde recebiam as cartas de alforria ainda hoje é a principal praça do centro histórico de Tiradentes e o coração do município. Concentra restaurantes, cafés e lojas no entorno. Também é ótimo para descansar embaixo das árvores, sentar numa cadeira e simplesmente conversar.

Ponto de encontro dos moradores e turistas, o espaço recebe apresentações culturais, principalmente ao anoitecer, quando fica ainda mais romântico com as luzes acesas.

Para completar, por lá você encontra charretes coloridas para fazer diversos passeios nas redondezas. Um dos preferidos é o caminho até a Estação Ferroviária, onde começa o percurso de 12km de Maria Fumaça até São João del-Rei.

A charrete leva até quatro pessoas e é uma das atrações de Tiradentes. O percurso começa no Largo das Forras

A charrete leva até quatro pessoas e é uma das atrações de Tiradentes. O percurso começa no Largo das Forras

 

Quando ir a Tiradentes

Insira Tiradentes no seu roteiro de férias, para uma volta no feriado e até no final de semana. Independente da época do ano, é bem provável que tenha alguma programação boa ocorrendo quando você visitar. Fique de olho no calendário da cidade.

O destino recebe muitos turistas aos fins de semana e feriados. Aí vêm vários eventos para aumentar ainda mais o movimento. Em janeiro acontece a Mostra de Cinema. Maio é época do Tiradentes em Cena, importante mostra de artes cênicas.

Quem gosta de combinar boa comida e bebida, precisa acompanhar o Tiradentes Vinho e Jazz e o Bikefest. Ambos ocorrem em pleno inverno, em junho. Em agosto tem o Festival de Cultura e Gastronomia.

A cidade histórica ganhou programação especial no último mês do ano. As ruas de pedras se transformam em uma autêntica vila natalina. A área central fica repleta de luzes e guirlandas. Tem a casa do Papai Noel e a criançada se diverte com a visita do bom velhinho. Saiba mais aqui.

 

Lojas de artesanato, obras de arte e móveis

Tiradentes é uma cidade para colocar a mão no bolso e levar para casa artesanatos de qualidade, objetos de decoração em cobre e estanho, obras de arte e até móveis rústicos.

Há todo tipo de opções, desde suvenires baratinhos a itens exclusivos com o estilo de Minas Gerais. As lojinhas charmosas e ateliês também se incorporaram à paisagem do município. Elas ficam espalhadas pelo centro histórico.

O bom gosto de algumas lojas faz qualquer turista querer sair com a mala e até o bagageiro do carro cheios! Esse é o caso da Marcas Mineiras (Largo das Mercês, 49) e da Imperial Estanhos (Rua Direita, 205).

O roteiro de compras continua pela Empório Patrícia Barbosa (Rua da Prefeitura, 48), Marcenaria Tiradentes (Rua dos Inconfidentes, 233 ), Móveis Tiradentes (Avenida Governador Israel Pinheiro, 880), Brasileirinho (Av. Governador Israel Pinheiro, 555A e R. do Chafariz, 11). Opção para quem busca peças de arte é o ateliê do artista Sérgio Ramos (Rua da Câmara, 83).

Peças de decoração e móveis em madeira de demolição e ferro são clássicos de Tiradentes e região

Peças de decoração e móveis em madeira de demolição e ferro são clássicos de Tiradentes e região

 

Cidades e atrações próximas a Tiradentes

Tiradentes está sempre na rota dos melhores destinos para viajar em Minas Gerais. A cidade integra o riquíssimo valor cultural e histórico da Estrada Real. Parece um museu a céu aberto.

O entorno de Tiradentes também é muito interessante. A proximidade e o fácil acesso a esses municípios transformam a vizinhança em parada obrigatória. Um exemplo é o simpático povoado de Bichinho, que fica a 8km do Centro Histórico. É um ótimo lugar para comprar peças de artesanato e almoçar.

Se quiser dar uma esticada pelo interior de Minas, as cidades históricas são tão ricas em opções que você vai ter roteiros e programas para o ano inteiro. Ouro Preto, Mariana, Sabará, Congonhas e a vizinha São João del-Rei são só algumas dessas opções. Tem também o maior museu e jardim botânico do mundo: Instituto Inhotim, em Brumadinho.

Vale a pena tirar um tempo e estender seu roteiro em Tiradentes para conhecer outras cidades da região

Vale a pena tirar um tempo e estender seu roteiro em Tiradentes para conhecer outras cidades da região

 

São João del Rei

São João del-Rei é um dos passeios favoritos dos turistas que conhecem Tiradentes. A cidade fica a apenas 15km de distância, e também tem casarões e edifícios históricos datados do Brasil-Colônia.

Há quem pegue estrada para chegar até lá. Mas a opção mais agradável é seguir sobre os trilhos, na Maria Fumaça. Sim! Aquele antigo trem, com direito a apito e chaminé saindo fumaça, circula de quinta a domingo entre as cidades. Aproveite para vestir roupas do período colonial e tirar fotos em sépia na estação.

A herança religiosa também é forte na vizinha São João, com destaque para as igrejas de São Francisco de Assis e a Matriz de Nossa Senhora do Pilar. O carnaval de rua e as festas universitárias lotam o município.

Embarque na Maria Fumaça em direção à São João del-Rei, destino perfeito para completar o seu roteiro histórico e cultural em Tiradentes

Embarque na Maria Fumaça em direção à São João del-Rei, destino perfeito para completar o seu roteiro histórico e cultural em Tiradentes

 

Bichinho

O povoado de 700 habitantes fica a apenas 20 minutos de carro de Tiradentes. Oficialmente chamado de Vitoriano Veloso, o vilarejo oferece boas opções de compra de artesanatos mineiros, obras de arte e móveis de demolição.

A exemplo de outros destinos da região, a história de Bichinho remonta ao século 18. Época em que a Igreja de Nossa Senhora da Penha foi construída. Vale uma visita.

Na década de 1990, o artista plástico Toty levou peças exclusivas para o povoado. Ele instalou a Oficina de Agosto, ateliê que fica na rua São Sebastião, 107. Esse foi o primeiro passo para que Bichinho se tornasse uma referência do artesanato e do comércio.

Bichinho também tem boa estrutura para receber os amantes da comida mineira. Os restaurantes Tempero da ngela e Pau de Angu se destacam nesse lugar pitoresco que parece parado no tempo.

A Casa Torta é o cartão-postal Bichinho. É um cenário para tirar fotos e levar as crianças. O espaço oferece brincadeiras, jogos e muita poesia

A Casa Torta é o cartão-postal Bichinho. É um cenário para tirar fotos e levar as crianças. O espaço oferece brincadeiras, jogos e muita poesia

Esse guia é só o começo do que espera por você na cidade histórica mais preservada do Brasil. Para isso, continue a leitura e saiba tudo o que fazer em Tiradentes.