Destinos nacionais de férias para quem não curte praia
Em um país de dimensões continentais como o Brasil não é difícil encontrar destinos para férias que fujam dos roteiros litorâneos. Por aqui não falta diversidade de pontos turísticos incríveis situados em regiões serranas, montanhosas, nos grandes centros urbanos ou em cidades históricas. Quer ver? Conheça os destinos nacionais de férias para quem não curte praia!
Tiradentes
Um dos principais destinos turísticos do estado de Minas Gerais, Tiradentes é um charmoso local para conhecer a arquitetura barroca do século XVIII no Brasil. Cercado por majestosas montanhas e entre muitas outras belezas naturais, o lugar ainda promove cultura com a Mostra de Cinema e o Festival de Gastronomia.
Confira as ruas estreitas, os casarões coloniais e as igrejas com motivos em rococó espalhados pela cidade. Faça um passeio de charrete pelo centro histórico que já foi cenário das minisséries televisivas Hilda Furacão e JK.
Uma outra atividade é realizar o trajeto da vizinha São João Del-Rey até a cidade de Tiradentes a bordo do Trem Maria Fumaça. São 40 minutos de viagem e uma vista deslumbrante que vai te fazer viajar no tempo.
Em Tiradentes, vá às compras nas lojas de artesanato, obras de arte e móveis do local. Se delicie nas opções gastronômicas com pratos típicos da cozinha mineira que são dignos de prêmios e destaques no país.
Desfrute de um bom vinho e escolha entre frango com quiabo, tutu de feijão, pastel de angu e costelinha com mandioca na região central do Largo das Forras. Não deixe de experimentar também o delicioso doce de leite mineiro e levar para casa os queijos e as geleias preparadas em Tiradentes.
Ouro Preto
Quem também dá um show em terras mineiras é o conjunto arquitetônico barroco de Ouro Preto, cidade Patrimônio Cultural da Humanidade. O título concedido pela Unesco representa a grandeza desse espaço que conserva atrações ligadas ao passado e a religiosidade católica de forma inigualável.
Entre os pontos de destaque para conhecer em Ouro Preto, vale saber que a Câmara funcionou em um casarão por 25 anos. Depois foi transferida para a Praça Tiradentes, no endereço atual. Posteriormente, o imóvel virou uma cadeia. No começo do século XX, o governador João Pinheiro transformou o espaço numa penitenciária estadual, que funcionou até 1938.
Logo esse serviço foi transferido para a recém-inaugurada Penitenciária Agrícola de Neves, em Ribeirão das Neves, na Grande BH. Com isso, o casarão foi desocupado e passou para o domínio da União, que instalou o Museu da Inconfidência no local. O decreto estadual foi publicado no dia 20 de dezembro de 1938.
Ainda nesse sentido se destaca no centro histórico da cidade a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, datada de 1733 e com mais de 400 quilos de ouro em seus altares e retábulos. Já a Feira de Pedra Sabão, com artigos de bijuterias artesanais, roupas, bordados e peças de arte feitas com a famosa pedra e distribuídos por mais de 50 bancas, fica no Largo Coimbra, nº 1.
Dê uma passada também no Restaurante O Passo Pizza Jazz e não saia de Ouro Preto sem provar deliciosas massas, risotos, vinhos e sobremesas em uma das mais tradicionais cantinas com influência italiana da cidade. Descubra ainda lindos cafés com decoração moderna e vista para as montanhas de Minas Gerais.
Ver essa foto no Instagram
Decida-se onde ficar em Ouro Preto para mais paisagens como esta do Café das Flores
Gramado
Caminhos de hortênsias, arquitetura bávara, lojas de chocolates e um dos mais importantes festivais de cinema da América Latina. A cidade de Gramado é mesmo um destino para sonhar acordado, na Serra Gaúcha, sul do Brasil.
A forte influência de alemães, portugueses e italianos na gastronomia e arquitetura, somadas a paisagens exuberantes, o charme das ruas floridas e o clima frio, deram a esse lugar o apelido de “Europa Brasileira”. De fato, tanto na gastronomia quanto nas construções pela cidade, você vai encontrar receitas e cenários que parecem ter vindo dos europeus.
Aproveite uma torta de maçã Apfelstrudel na região da Rua Coberta, no centro de Gramado. Ainda, considere a oportunidade de passear gratuitamente pelas fábricas de chocolate da Lugano. Experimente, também, o café colonial do Bela Vista, na Avenida das Hortênsias, 3500.
Outros espaços que valem a sua visita em Gramado são o Parque da Alemanha Encantada, a curiosa Rua Torta, os passeios de pedalinho no Lago Negro e a Vinícola Casa Seganfredo, a 8km da cidade.
Ah! E se você está pensando em viajar para Gramado entre novembro e dezembro, não se esqueça de participar do Natal Luz. Além disso, a Snowland, com neve artificial a – 5ºC, e a Aldeia do Papai Noel, são atrações temáticas abertas durante o ano todo na cidade.
Campos do Jordão
Na rota do Turismo de Inverno, a cidade de Campos do Jordão, no interior de São Paulo, reúne badalação, luxo, romantismo, gastronomia e esportes radicais em um único endereço.
Surpreendente pelas belezas naturais das serras e corredores de árvores plantadas em todo o território, você sabia que no passado o clima do lugar virou opção para tratamento de doenças respiratórias no Brasil?
Pois é! Não há como deixar de escolher Campos do Jordão se o que você busca são parques e atividades ao ar livre, gastronomia com ingredientes típicos da Serra da Mantiqueira e hospedagens em construções castelares elegantes.
Para quem gosta de lugares movimentados, a noite iluminada no requintado bairro Vila de Capivari pode ser um motivo a mais para conhecer Campos do Jordão. Lá estão os principais bares e restaurantes da cidade com opções de lazer e cultura que vão do rock à MPB.
Também vale lembrar que a cidade é um importante reduto para a música clássica, sediando o maior festival da América Latina na modalidade. Decidiu viajar para Campos do Jordão? Não perca as principais atrações para curtir esse destino!
São Paulo
Principal centro financeiro da América do Sul, a megalópole São Paulo tem tantos atrativos culturais que você vai esquecer de vez a ideia de passar férias no litoral. Como diz a obra de Mário de Andrade, a Paulicéia Desvairada é uma festa incansável aos sentidos e todo mundo pode participar!
Dentre as opções de destinos nos centros urbanos, a Terra da Garoa, como é chamada, com certeza, é a maior e mais recheada cidade com passeios turísticos clássicos e muitos espaços para comer e beber.
Você pode visitar a região do Museu da Língua Portuguesa e da Pinacoteca de São Paulo, próximos à Estação da Luz. Também, conhecer o espaço de exposições artísticas do MASP (Museu de Arte de São Paulo) e o Parque do Ibirapuera nas áreas da Avenida Paulista e Vila Mariana, respectivamente.
Descubra ainda o bairro Liberdade, a região mais japonesa da cidade de São Paulo com comércio de itens da cultura nipônica e arquitetura típica oriental. Experimente ramens, yakisobas e sushis tradicionais e também tenha acesso a restaurantes com cozinha chinesa e coreana. A experiência é única para adquirir presentes nas lojas e supermercados com iguarias asiáticas importadas.
Mas se o que você quer é fugir da área central quando estiver em São Paulo, indicamos dar um pulo no boêmio bairro de Vila Madalena. Lá você vai descobrir galerias de arte contemporânea, lojas de moda independente, bares e cafés para todos os lados e um cenário vibrante, repleto de arte de rua, conhecido como Beco do Batman!
Na parte de gastronomia escolha entre restaurantes estrelados pelo Guia Michelin ou experimente iguarias em espaços mais excêntricos imperdíveis para comer em São Paulo. Quer se apaixonar completamente por esse destino!? Confira aqui as dicas dos melhores hotéis da maior cidade do país.
Belo Horizonte
Cidade criativa da gastronomia pela UNESCO, sede oficial dos botecos e do “cafezim”, lugar com pontos turísticos incríveis e gente hospitaleira! Somos até suspeitos para falar de Belo Horizonte, terra natal da 123milhas. Mas que a capital do pão de queijo é um lugar para visitar pelo menos uma vez na vida, isso ela é!
Entre os passeios mais imperdíveis desse destino, visite o Circuito Cultural da Praça da Liberdade. Como o próprio nome diz, nesse local ficam os mais importantes museus, memoriais e casas de cultura da cidade.
Entre eles, conheça o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), o Museu das Minas e do Metal, o Espaço do Conhecimento UFMG (Planetário), a Casa Fiat de Cultura e o Arquivo Público Mineiro. A maioria tem entrada gratuita.
O que também se destaca por lá é a região da Savassi. Com diversas opções de comércio e um importante centro gastronômico localizado em uma praça revitalizada, esse é um ponto que você não pode perder na cidade. Tem até aquela famosa frase belo horizontina: “cê sa se esse ôns pas na savas?”
E há muito mais o que explorar na área da Praça da Liberdade! O cenário é composto por jardins inspirados no Palácio de Versalhes, na França, palmeiras imperiais e coreto romântico. Além disso, ele está envolto por importantes construções históricas, como o Palácio da Liberdade, antigo local de trabalho do Governador de Minas Gerais.
Gaste algumas horas do seu tempo contemplando também o famoso Edifício Niemeyer, projetado pelo famoso arquiteto carioca. E aproveite para tirar uma fotografia com as estátuas dos escritores Fernando Sabino, Otto Lara Resende, Paulo Mendes Campos e Hélio Pellegrino em frente à Biblioteca Municipal, no entorno da praça.
E se é para dar dica boa, o ponto de visitas que é um fenômeno do momento na capital mineira são os andares de cima do Mercado Novo. O lugar é despojado e cada vez mais está recheado de lojas vendendo itens diversos, como aparatos para fotografias analógicas, papelaria e objetos de decoração. Ainda por cima, o espaço conta com brechós e galeria de arte.
Para comer e beber, esse ponto ainda é a aposta certa. São várias opções gastronômicas, cervejas artesanais e drinks especiais para experimentar dentro do espaço.
Mas, ainda que menos badalado, a parte inferior do Mercado Novo e o velho Mercado Central, que fica ao lado, também são opções tradicionais e magníficas para se alimentar em Belo Horizonte.
Viu que não dá pra deixar de ir para essa cidade né? Siga o guia com os melhores hotéis de Belo Horizonte e venha se encantar na metrópole da mineiridade!
Curitiba
Capital brasileira do planejamento urbano, Curitiba é uma cidade para os apreciadores de áreas verdes e interessados no desenvolvimento humano em harmonia com a natureza.
Ou seja, ela é lugar para todo mundo que vai amar descobrir um amplo conjunto de parques e praças, visitar um belo Jardim Botânico e se encantar com teatros e museus situados em uma região bem organizada.
Não deixe de conhecer o Jardim das Sensações dentro do Jardim Botânico de Curitiba. Nele, você irá percorrer uma trilha de quase 200 metros estando com os olhos vendados. Portanto, só poderá perceber os aromas e o aveludado das plantas acionando os outros sentidos. É incrível!
Ponto imperdível em Curitiba também é passear pelo Centro Histórico da cidade. Além da construção neoclássica do Palácio Giuseppe Garibaldi, você ainda vai encontrar a deslumbrante Mesquita Imam Ali Ibn Abi Talib. Essa tem o interior forrado por tapetes persas e decoração com mosaicos islâmicos montados de forma manual. Imediatamente nos sentimos transportados para um cenário de outras regiões do planeta. É demais!
E além dos Parques Barigui e Tanguá, do Teatro Ópera de Arame e do Museu Oscar Niemeyer, que tal fazer um passeio de trem na rota que liga Curitiba à cidade histórica de Morretes? A viagem até o local, a cerca de 70km de distância, é feita em aproximadamente 4h15. No trajeto você vai estar em meio a paisagens naturais listada pelos jornais The Guardian e Wall Street Journal como uma das mais bonitas sobre trilhos do planeta.
Na parte de gastronomia, um dos pratos mais famosos de Curitiba é o Barreado. A refeição consiste em carne bovina cozida até desmanchar, formando um caldo grosso que posteriormente é servido com arroz ou outros acompanhamentos típicos.
Descubra os restaurantes imperdíveis para comer na cidade e também aproveite as melhores opções de hotéis para planejar a sua viagem até a capital mais verde do país!
Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu é a cidade berço das cataratas mais importantes do continente e, portanto, o espaço de uma das 7 Maravilhas da Natureza do Mundo! Como se isso não bastasse, o lugar figura entre os destinos-tendência para 2022 ao se conectar com a crescente onda de programações ligadas ao ecoturismo.
Aproveite bastante o maior conjunto de quedas d’água do mundo, com cerca de 275 cataratas, na região de Foz do Iguaçu. Ainda, visite espaços especiais e únicos no Brasil, como o Marco das Três Fronteiras, monumento de obelisco em pedra situado em um ponto da cidade que fica entre o país, a Argentina e o Paraguai.
E por que não conhecer um parque com cerca de 1,5 mil aves de 140 espécies quando estiver por Foz do Iguaçu? Localizado dentro do Parque Nacional de Foz do Iguaçu, esse é um local para estabelecer uma rica conexão com a natureza e expandir o conhecimento sobre os animais que habitam aquela parte da Mata Atlântica.
Descubra aqui mais passeios imperdíveis nesse destino muito além das cataratas!
Ficou com vontade de viajar para Foz do Iguaçu, mas não sabe onde ficar? Aqui você pode descobrir as melhores hospedagens nessa região surreal brasileira.
Brasília
Quer viajar para um lugar que reúne o Brasil todinho? Vá para Brasília! A capital do país foi construída para abrigar os três poderes e acabou por reunir gente vinda de todas as regiões do território nacional.
Em todos os sentidos, a cidade encanta turistas não só pelas construções modernas e singulares planejadas por Oscar Niemeyer e o engenheiro Joaquim Cardozo. Mas, sobretudo, pela sensação de estar embarcando na história de construção da nação, a partir da década de 1960.
Grandes pontos de visitação em Brasília são a Esplanada dos Ministérios, a Catedral Metropolitana, o Museu Nacional da República, entre outros espaços de destaque arquitetônico ou com relevância na política brasileira.
O que também chama muita atenção é a Ponte JK sobre o lago Paranoá na cidade. O projeto com os famosos três arcos assimétricos e iluminação noturna é assinado pelo arquiteto Alexandre Chan.
Saiba aqui os passeios mais diferentes para conhecer em Brasília!
E não podemos deixar de mencionar também, como na história contada por Renato Russo, na música “Eduardo e Mônica”, o quanto é marcante combinar de se encontrar no Parque da Cidade quando estiver em Brasília.
O cenário escolhido por esse ídolo nacional brasiliense de verdade é uma boa escolha para relaxar em um espaço multiuso para lazer, esportes e cultura na cidade.
Aproveite a sua estadia em Brasília e ainda desfrute de ótimas opções gastronômicas com o melhor das comidas típicas de outros estados. A experiência é o mergulho final que você precisa para adentrar no clima multicultural desse lugar.
Sem praia ou com praia o que não dá mesmo é para deixar de viajar, né? O Brasil é um país extremamente rico em belezas naturais e opções culturais, oferecendo sempre uma riqueza de atrativos para todos os gostos. Então, não fique aí parado. Bora logo desbravar os destinos nacionais para quem não curte praia inteirinho!
A 123milhas oferece as melhores hospedagens em destinos nacionais e internacionais. Planeje a sua próxima viagem com a gente.